TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Experimental II

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Física Experimental II

Associação de Resistores e Lei de Ohm

MESA 06

Agosto de 2016.

João Pessoa – PB



[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

DISCIPLINA DE FÍSICA EXPERIMENTAL II

PROFESSOR UMBELINO

1º Experimento: Associação de Resistores e Lei de Ohm

O segundo experimento consiste na verificação da validade da Lei de Ohm e na observação de resistores não ôhmicos através do teste de circuitos elétricos simples.

Agosto de 2016.

João Pessoa – PB


  1. Objetivo

Esse relatório tem como objetivo introduzir a montagem de circuitos elétricos de forma prática através da medição da tensão e corrente elétrica. Além disso, também tenta-se  verificar como essas grandezas se comportam em cada situação, comparando os resultados experimentais com os teóricos.

  1. Introdução

Os resistores são sem dúvidas um dos instrumentos centrais na realização desse experimento. Esse dispositivo pode realizar duas funções básicas, a primeira delas é transformar energia elétrica em energia térmica – fenômeno conhecido como efeito joule – controlar a voltagem do circuito pela limitação da quantidade de corrente elétrica.  

         Ainda sobre esse elemento fundamental para essa atividade é importante que seja feita a introdução de conceitos importantíssimos e essenciais para o entendimento de situações básicas envolvendo os resistores.

Lei de Ohm

        A lei de Ohm vai relacionar a resistência, corrente elétrica e a tensão nos terminais de um ou mais resistores. É através que vamos encontrar a resistência equivalente calculada e a resistência equivalente obtida no gráfico Vxi dos resistores usados no nosso experimento. Essa lei nos diz que a corrente elétrica (i) é diretamente proporcional a tensão (V) de um circuito, como é mostrado matematicamente abaixo:

 = .[pic 3][pic 4][pic 5]

Unidades:

V = [V]

I = [A]

R = [Ω]

        Quando essa lei é seguida, a resistência também pode ser encontrada de forma gráfica:

[pic 6]

Uma observação importante é que essa lei não é válida para todos os casos pois existem casos de resistores, conhecidos como resistores não ôhmicos, cujo suas resistências dependem da voltagem a qual o circuito está submetido.

        Os resistores podem ser dispostos de duas formas num circuito elétrico, em série ou em paralelo. No tipo de disposição em série, os resistores são colocados ligados um em seguida do outro, sendo todos eles percorridos pela mesma corrente elétrica e cuja resistência equivalente é a soma de todas as resistências dos resistores contidos no circuito. Já a associação em paralelo é caracterizada pelo fato dos resistores estarem submetidos pela mesma diferença de potencial, pela corrente equivalente ser igual a soma das correntes que passam em cada resistor e pelo inverso da resistência equivalente ser igual a soma dos inversos da resistência de cada resistor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (435.6 Kb)   docx (742.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com