TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Finura Cimento Portlnad

Por:   •  9/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                                                                                             [pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBA

EHD028 – MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

PROFESSORA VALQUIRIA

Determinação da finura do Cimento Portland

Clemilson Wagner de Sousa Martins – 21712

Gustavo Meyer - 21601

Pedro Henrique Prudente de Carvalho - 19023

Volnei Pereira Santana – 20871

Vinicius Batista do Nascimento Alkmin - 20880

Itajubá

2015

Sumário

1.        OBJETIVO        

2.        INTRODUÇÃO        

3.        MATERIAIS        

4.        PROCEDIMENTO        

5.        RESULTADOS        

6.        CONCLUSÕES        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo determinar a finura do cimento Portland com uso da peneira de 75 µm (nº200) utilizando a porcentagem, em massa, da fração retida.

  1. INTRODUÇÃO

O cimento Portland é um tipo de cimento muito utilizado na construção civil por sua resistência. O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. Com a adição de água, se torna uma pasta homogênea, capaz de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Graças a essas características, o concreto é o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela água. (ABCP, 2010)

As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos distintos: propriedades do produto em sua condição natural, em pó; da mistura de cimento e agua e proporções convenientes de pasta; e por último da mistura da pasta com agregado padronizado, as argamassas. Nesse ensaio, será analisado o cimento em pó.

Tais propriedades se enquadram em processos artificialmente definidos nos métodos e especificações padronizados, oferecendo sua utilidade quer para o controle de aceitação do produto, quer para avaliação de suas qualidades para os fins da utilização dos mesmos. Neste relatório, comentaremos sobre uma propriedade muito comum de ser analisada, a finura dos grãos.

A finura do cimento é uma noção relacionada com o tamanho dos grãos do produto. Normalmente é definido de duas maneiras: pela proporção em peso do material retido na operação de peneiramento em malha definida, e, alternativamente, pelo valor da superfície específica. A finura é considerada a superfície específica do produto, e é o fator que governa a velocidade da reação de hidratação do mesmo e tem também influência comprovada em muitas qualidades de pasta, argamassa e concreto. (Falcão Bauer, L.A.)

Quanto menor for os grãos do cimento, mais resistência na primeira idade ele terá, também menor exsudação – separação instantânea da água da mistura – e outros tipos de segregação, maior impermeabilidade, trabalhabilidade, coesão dos concretos e menor a expansão em autoclave.

A partir O índice de finura ( do cimento é calculado pela proporção entre a massa inicial (m) e a massa residual (R) multiplicado por um fator de correção (C), equação 1:[pic 3]

[pic 4]

  1. MATERIAIS

De acordo com a NBR 11579 Mb 3432, para a realização desse ensaio devem ser utilizados os seguintes materiais:

  • Cimento Portland;
  • Balança, com resolução de 0,01 g;
  • Peneira nº 200, com espaçamento de 75µm, utilizada juntamente com fundo e tampa;
  • Dois pinceis de tamanho médio com cerdas de náilon com largura de 30mm a 35mm;
  • Um pincel de tamanho pequeno com cerdas naturais de tamanho 5mm a 6mm;
  • Bastão de PVC com 250mm de comprimento e 20mm de diâmetro;
  • Flanela limpa e seca;
  • Cronômetro com resolução de 1s;
  • Vidro-relógio com diâmetro de 100mm.

  1. PROCEDIMENTO

Esse ensaio é regulamentado pela NBR 11579 Mb 3432, que define o procedimento para a determinação da finura do cimento Portland por meio manual e mecânicos, porém só foi realizado o método manual.

A amostra deve ser ensaiada da forma como foi recebida, a não ser que se constate a presença de corpos estranhos. Então, primeiramente, o técnico pesou 50,03g, que se enquadra dentro da norma que é (50±0,05)g, na tela da peneira, após pesado peneirou por 3 minutos, suavemente, e rotacionava a peneira para o cimento espalhar por toda a tela para eliminar todos os finos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (477.1 Kb)   docx (101.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com