TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: CIMENTO PORTLAND - DETERMINAÇÃO DA FINURA POR MEIO DA PENEIRA 75 mm (n°200)

Por:   •  20/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I

CURSO: BACHALERADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PROFESSORA: MARILIA PEREIRA DE OLIVEIRA

ANTONIO JOSE CRUZ DE ARAUJO

BRENO IGOR OLIVEIRA DA COSTA SILVA

CAROLINY MARTINS SILVA

GIOVANE GUIMARAES DE OLIVEIRA

ISABELLA LOURRANE NUNES DE SALES

JORGE ICARO PINHEIRO DA SILVA

VICTOR JOSE GOMES DE OLIVEIRA

CIMENTO PORTLAND - DETERMINAÇÃO DA FINURA POR MEIO DA PENEIRA 75 mm (n°200)

MOSSORÓ -RN

2017

INTRODUÇÃO

Este ensaio foi realizado no laboratório de ensaio de materiais da UFERSA em Mossoró, supervisionado e instruído pela técnica de laboratório Rudna Angélica. Sendo o cimento um aglomerante hidráulico bastante usado em construções, tem muitas características como o a sua finura que tem influência na reação com a água. O ensaio de determinação de finura e um dos ensaios utilizados para a determinação e caracterização do cimento.

O cimento possui duas propriedades, física e química, sendo que as propriedades físicas são consideradas sobre três aspectos: o pó, a pasta e a argamassa. A finura se enquadra no primeiro aspecto o pó. Portanto a finura do cimento nada mais é do que a determinação de impurezas presentes no cimento, podendo ser resíduos da fabricação ou aglomerados de grãos de cimento. Ela pode ser definida de duas maneiras: pelo tamanho máximo dos grãos e por sua superfície especifica. O aumento da finura do cimento melhora a resistência, diminui a exsudação, aumenta a impermeabilidade, trabalhabilidade e coesão dos concretos.

OBJETIVO

Este procedimento tem como objetivo principal determinar a finura do cimento, por meio das orientações da norma técnica NBR 11579:2012. A qual prescreve o método de ensaio para a determinação da finura do cimento com emprego da peneira nº 200 (75µm) , por procedimento manual e mecânico, onde é determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75µm (fração retida). No procedimento foi apenas utilizado o método manual para o peneiramento

        

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

  • Balança com precisão de 0,01 g;
  • Tampa, peneira # 0,075 mm e fundo;
  • Pincel médio e pequeno;
  • Bastão PVC;
  • Flanela;
  • Cronômetro;
  • Vidro-relógio;
  • Amostra de 50 g de cimento;

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiro pesa-se uma amostra de 50 g de cimento Portland. Depois são realizadas 4 etapas de peneiramento, de acordo com a NBR 11579 MB 3432:1991.

1°) Peneiramento -  Eliminação de finos (3 a 5 min):

Consiste em peneirar o cimento (amostra de 50 g) com movimentos leves de vaivém na horizontal de 3 a 5 minutos, até que os grãos mais finos passem quase que totalmente pela malha da peneira. Lembrando que para começar o peneiramento é preciso que a peneira esteja limpa, seca e encaixada com o fundo.

2°) Peneiramento - Etapa intermediaria (15 a 20 min):

A peneira foi tampada e o foi retirado o fundo. Com um bastão de PVC, foram realizadas várias batidas nas laterais do recipiente, para desprender da malha da peneira as partículas que ficam aderidas na tela. Em seguida foi utilizado um pincel para a limpar a superfície inferior da tela. Depois o fundo da peneira foi esvaziado e limpo com uma flanela, para na sequência este ser encaixado na tela da peneira novamente. Após isso foi retirado novamente a tampa para que fosse peneirado (por volta de 15 a 20 min) o material que havia ficado retido na primeira etapa. Todo o material que passou na peneira 200 foi descartado.

3°) Peneiramento – Peneiramento Final (60 seg):

        A tampa foi recolocada juntamente com o fundo da peneira. Segurando o conjunto (tampa, peneira e fundo) com as duas mãos e mantendo-o levemente inclinada imprimiu-lhe movimentos rápidos de vaivém, girando o conjunto a cada 10 seg. Após isso foi utilizado um pincel para limpar a tela inferior, de modo que seu interior caísse no fundo do recipiente. Com esse mesmo pincel foi limpo o fundo e recolhido todo o material passante para ser pesado no vidro-relógio. Se a massa do cimento que passa no fundo seja inferior a 0,05 g (0,1% da massa inicial, Mi) é necessário repetir o procedimento até que atinja o valor inferior a 0,05 g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (250.3 Kb)   docx (145.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com