TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste para determinar a gravidade específica no cimento Portland e determinar a finura do cimento Portland usando uma tela de 75 μm

Por:   •  12/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Karolina Heiko Campos Yoshii

Lorena Betina Leite Pessoa

Marcella Yuri de Almeida Sawaguchi

Maria Amélia Favarão Marton

Maria Elisa de Souza

Relatório de aula laboratorial: Ensaio de determinação da massa específica do cimento Portland e ensaio de determinação da finura do cimento Portland por meio da peneira 75 µm.

[pic 3]

Londrina

2017

Karolina Heiko Campos Yoshii

Lorena Betina Leite Pessoa

Marcella Yuri de Almeida Sawaguchi

Maria Amélia Favarão Marton

Maria Elisa de Souza

Relatório de aula laboratorial: Ensaio de determinação da massa específica do cimento Portland e ensaio de determinação da finura do cimento Portland por meio da peneira 75 µm.

  Trabalho apresentado à disciplina de Materiais da indústria da construção civil II, prof. Tatiana Vettori. 3º ano matutino, G2. Ensaios realizados no dia 16/03/2017.

Londrina

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVOS        4

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS        5

PROCEDIMENTOS        5

CÁLCULOS E RESULTADOS        7

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        7


INTRODUÇÃO

O cimento Portland é um aglomerante hidráulico, ou seja, endurece a partir da reação com a água. É resultado da mistura homogênea de clínquer, gesso e adições normatizadas finamente moídas. Constituído de aluminato tricálcico, silicato bicálcico, e silicato tricálcico.

Aglomerante porque tem a propriedade de unir outros materiais. Hidráulico porque reage (hidrata) ao se misturar com água e depois de endurecido ganha características de rocha artificial, mantendo suas propriedades, principalmente se permanecer imerso em água por aproximadamente sete dias (MARTINS et al., 2008)

O cimento Portland é constituído de clínquer e adições. O principal componente do cimento Portland é o clínquer, encontrados em todas variações do produto. Cada tipo de cimento apresentam adições variadas, são elas fatores que determinam o tipo de cimento.

O cimento Portland apresenta propriedades distintas sob sua condição natural, em pó, em mistura de cimento com a água, proporções convenientes de pasta e, mistura da pasta com agregado padronizado.

Suas propriedades são definidas a partir de processos artificialmente determinados em métodos e especificações padronizados, apresentando adequação para o controle de aceitação do produto, para análise de suas qualidades para fins de sua utilização.

A finura do cimento é caracterizada com a relação dos tamanhos de seus grãos. É definida pelo tamanho máximo do grão e pelo peneiramento do material em malha de abertura estabelecida pelo valor da superfície especifica. Esta característica define a velocidade em que ocorre sua hidratação, influenciando qualidade da pasta, argamassas e concreto.

A finura afeta diretamente nas propriedades do material, seu aumento melhora a resistência, principalmente a da primeira idade, diminui exsudação e os tipos de segregação aumentam a trabalhabilidade, coesão dos concreto, a impermeabilidade e diminui a expansão em autoclave.

No decorrer da fabricação do cimento Portland de alto forno, a determinação da massa especifica do cimento possibilita o controle de teores de escória e pozolona na mistura com o gesso e clínquer. Sendo assim, um elemento importante para o cálculo da finura pelo método da permeabilidade ao ar, e ao cálculo de desgaste de concretos e argamassas.

A massa especifica não possui normatização, pois apresenta variações. Assim, sua análise é comparativa, variando seus valores de 2,85 g/cm³ a 3,20 g/cm³. Esta variação é devido características distintas de clínquer retirado na região de fabricação do cimento.

Sendo assim, este trabalho se desenvolve os processos de determinação da massa especifica e finura do cimento Portland seguindo as normatizações definidas pelas NBR NM 23-20000, e NBR 115779 MB 3432.

OBJETIVOS

O objetivo do ensaio 01, é a determinação da massa específica (ρ) do cimento Portland, de acordo com a norma NBR 6474, por meio do frasco volumétrico de Le Chatelier, no qual o volume de um corpo é medido através do deslocamento de um líquido, no caso o escolhido foi o querosene, devido ele não reagir com o cimento.

No ensaio 02, seu objetivo é determinar a finura do cimento Portland, fundamentado pela norma NBR 11579, com a utilização da peneira de 75 µm (nº 200), e com procedimentos apenas manuais. Assim é possível a determinação da porcentagem dos grãos com dimensões superiores a 75 µm (fração retida).

EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS

Para a realização de cada ensaio previsto, foram utilizados alguns equipamentos e materiais, sendo eles:

Ensaio 01- Determinação da massa específica do cimento Portland

  • Balança com precisão de 0,01g
  • Béquer
  • Bastão
  • Cimento (amostra de 60g)
  • Chapa aquecedora
  • Frasco volumétrico Le Chatelier
  • Funil de haste longa e curta
  • Recipientes
  • Liquido não reagente com o composto analisado: querosene

Ensaio 02- Determinação da finura do cimento Portland por meio da peneira 75 µm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com