TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do Módulo de Finura do Cimento Portland

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  1.879 Visualizações

Página 1 de 3

DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO ATRAVÉS DA PENEIRA Nº 200 (NBR 11579:2012)

Introdução

O cimento é um aglomerante hidráulico vastamente utilizado na construção civil, desde pequenas edificações, até grandes feitos mundiais. Possui diversas características, dentre essas, a sua finura, que influencia na sua reação com a água. Geralmente, quanto mais fino o cimento, mais rápido ele reagirá. Para uma dada composição, a taxa de reatividade e, portanto, de desenvolvimento da resistência, pode ser aumentada através de uma moagem mais fina do cimento; porém, o custo da moagem e o calor de liberado na hidratação estabelecem alguns limites para a finura. Por tudo isso, se faz necessário o conhecimento dessa propriedade do cimento, podendo assim ter um maior controle sobre o dimensionamento de traços de argamassas e concretos. A finura do cimento é normatizada pela NBR 11579:2012, onde é determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75 µm (fração retida na peneira nº 200), e será descrita nos próximos tópicos.

Materiais e métodos

Os materiais e aparelhos utilizados para a determinação da finura do cimento Portland são:

  • Balança com precisão de 0,01g;
  • 50 ± 5g de cimento; 
  • Peneira nº 200;
  • Cronômetro com precisão de 1 segundo;
  • Bastão;
  • Recipiente;
  • Pinceis.

Procedimento para Determinação da Finura do Cimento Portland

Deve-se pesar a amostra de cimento Portland (50 g), e em seguida, colocá-lo na peneira nº200, limpa e totalmente seca. O conjunto deve ser suavemente balançado na horizontal, até que os grãos mais finos passe quase que totalmente pelas malhas da tela, o que geralmente acontece em um intervalo de tempo de 3 a 5 minutos.

Passados esse primeiro intervalo de tempo, usar o bastão para dar pequenos golpes na lateral do sistema (tampa + peneira + fundo), que em seguida, deve ser aberto e passado o pincel no fundo da peneira, a fim de retirar o material que ficou “grudado” na mesma. Em seguida, voltar a agitar o sistema por 15 a 20 minutos, com o material uniformemente espalhado sobre toda a superfície da tela. Repetir o processo de limpeza do fundo da peneira. Logo após, voltar a agitar o sistema por 1 minuto, e a cada 10 segundos, inclinar o mesmo em aproximadamente 60º. Pesar o material passante na peneira nº 200 e o material retido na mesma. Repetir a última etapa do ensaio até que a massa de cimento que passa durante um minuto de peneiramento contínuo seja inferior a 0,05 g (0,1% da massa inicial).

Resultados

O ensaio foi realizado segundo os procedimentos citados anteriormente, com intervalos de 5 minutos e 20 minutos, de acordo com a norma NBR 11579:2012. Os resultados obtidos estão expressos na tabela a seguir, onde foram determinadas a massa inicial e as massas após 26 minutos (5 min + 20 min + 1 min), e após 27 minutos (5 min + 20 min + 1 min + 1 min):

M (g)

50,02

26 min - M1 (g)

10,62

27 min - M2 (g)

10,30

Tabela 1: Resultados das massas após os tempos determinados.

Com esses resultados é possível calcular o índice de finura do cimento, F,com a seguinte fórmula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com