TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Lab. Física-Densidade

Por:   •  24/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

         Uma propriedade importante de qualquer material é sua densidade, definida pela razão entre a massa de um corpo pelo volume em que ele ocupa numa dada temperatura. Segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) ela é expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m³). Entretanto, é mais comumente utilizada as unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm) ou gramas por mililitro (g/mL). É uma propriedade que não depende da extensão do corpo, mas varia com a natureza da substância, sendo função da temperatura quando aquecidos se dilatam, diminuindo então a densidade.

         A massa de um objeto pode ser medida facilmente com uma balança, e o seu volume determinado pela multiplicação de sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h). Também pode ser determinada segundo o princípio de Arquimedes (método de flutuação), que diz que um corpo imerso em um líquido aparentemente perde peso em quantidade igual ao peso do líquido que desloca. Esse método permite a determinação da densidade de substâncias sólidas, viscosas e pastosas, além de líquidas. No nosso experimento não foi adotado o método de flutuação.

OBJETIVO

        Objetivo principal desta pratica é calcular experimentalmente a densidade de sólidos, verificar e identificar amostras usando a densidade obtida, medir massas e volumes, operações algarismos significativos e aprender a manusear balança analítica, paquímetro, analisando suas precisões e exatidões.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS  E REAGENTES UTILIZADOS

- Balança analítica;

- Paquímetro,

- Amostras de metal e plástico.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        Medimos a massa do sólido em uma balança analítica e calculamos a densidade e o volume de cada sólido.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os resultados obtidos no experimento juntamente com os valores calculados estão expressos na tabela:

Corpo de prova

v / cm

m / g

d / gcm

1

38,54

2

32,93

3

4

5

CONCULSÃO

        Conclui-se que a determinação da densidade de uma amostra necessita de três fatores, a medição de peso, a medição do volume e a determinação da densidade e cada fator envolve uma metodologia diferente:

  • A medição do peso requer a pesagem e anotação de quantidade de matéria em cada amostra.
  • A medição do volume requer uma análise imediata para que possa determinar qual o método a ser usado, seja por deslocamento volumétrico ou medição com paquímetro.  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgMw4AF/relatorio-densidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com