TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Secagem e Armazenamento de Grãos

Por:   •  4/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UnUCET

DISCIPLINA DE SECAGEM E ARMAZENAMENTO DE GRÃOS

Curso de Engenharia Agrícola

Arlindo Modesto Antunes

RELATÓRIO

  1. Intrudução

Consiste num conjunto de técnicas empregadas para retirar impurezas, sementes de outras espécies promovendo a homogeneização do lote em relação às características de tamanho, peso e forma de suas sementes.

O beneficiamento mecânico é empregado para poucas espécies, devido à complexidade dos diásporos quanto aos aspectos morfológicos, necessitando de equipamentos com regulagens específicas ou adaptados a cada espécie.

Os materiais indesejáveis como sementes chochas, imaturas e quebradas, folhas ou qualquer outro detrito vegetal devem ser cuidadosamente retirados, de maneira a conferir maior pureza física e melhor qualidade ao lote de sementes.

O processo de beneficiamento é importante, pois confere ao lote de sementes os dados e a qualidade exigida pelo Serviço de Fiscalização do Comércio, para que esse lote possa ser comercializado.

[pic 1]

Fluxograma do processo de beneficiamento de sementes da indústria Brejeiro

Caminho do grão:

Balança – Moega – Elevador – Pré-limpeza – Peneira – Mesa Densimétrica – Classificação –Sacaria – Armazém – Campo

Balança – local onde é feita a pesagem da carga, caminhão + massa de grãos.

Moega – o produto é descarregado na moega para, posteriormente, prosseguir no processo de beneficiamento.

Pré-limpeza – retira cascas e impurezas através de ações vibratórias. Possui 2 motores que fazem a limpeza.

Peneiras – Classificação entre grãos grandes e pequenos:

> 7.5 mm – grãos muito grandes – estes são descartados devido ao seu grande tamanho.

Apesar de possuir grande reserva nutricional este tipo de grão não é o mais utilizado e preferido por produtores. Este tipo de semente (até então não há essa distinção entre grão e semente, sendo, assim, tratada como grão) possui as desvantagens de, devido seu grande tamanho, não saírem com facilidade na plantadeira, “engastalhando” e causando atrasos no plantio. Além disso, Uma sacaria com grãos grandes fornece menor quantidade de grãos, gerando menor número de plantas no plantel final.

O grão que possui estas dimensões passa por um elevador e é encaminhado diretamente a indústria, onde será utilizada com matéria prima para a produção de óleo-de-soja.

5.5< a > 6.5 mm – grãos em tamanho ideal para utilização em plantio – É o tamanho ideal para o plantio, não causando grandes reajustes na plantadeira. Apresenta boa quantidade de sementes por sacaria, tornando-se viável ao produtor, que terá um plantel mais adensado.

< 5.5 mm – grãos muito pequenos – causam desgaste prematura na plantadeira e “engastalhamento”, assim como ocorre quando o grão apresenta grande diâmetro.

Elevador – Possui uma aspiral que faz a seleção por forma:

Separador em espiral:

Grão mais arredondado – apresenta maior rapidez de queda, sendo selecionada diferentemente das “quinadas” e de aparência menos uniforme (mais quadrada). Se encaminham para a mesa densimétrica.

Grão disforme – Possui menor deslocamento, indo para a descarga e, posteriormente, levada á indústria, onde será utilizada como matéria-prima para a produção do óleo-de-soja.

Mesa densimétrica – A mesa densimétrica possui a função de separar os grãos por diferença de densidade. Um tubo de ventilação situado na parte de baixo do aparelho remete ventilação intermitente aos grãos situados sobre a mesa densimétrica. Esta possui peneiras por onde os grãos selecionados são peneirados. Os grãos maiores permanecem na parte mais alta enquanto os menores descem e são descartados para a indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (246.5 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com