TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita ao LABNOV

Por:   •  25/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Campina Grande[pic 1][pic 2]

Centro de Ciências e Tecnologia

Unidade Acadêmica de Engenharia Química

Cinética Química

Profª. Drª. Meiry Rodrigues

                

       Relatório de visita ao LABNOV

                       Campina Grande-PB, 20 de Setembro de 2016.

Introdução

         O relatório desenvolvido teve embasamento através da visita ao LABNOV, Laboratório de Desenvolvimento de Novos Materiais, no dia 13 de setembro de 2016. No qual, foram apresentados dois equipamentos do laboratório: o ASAP 2020 e o cromatografo a gás.

Desenvolvimento

       Nos foi mostrado na visita o funcionamento de dois equipamentos que são altamente utilizados na catálise : o cromatografo gasoso, e o ASAP 2020, que fornece os dados para a medição da área específica.

         O cromatógrafo gasoso é utilizado na catálise heterogênea, uma vez que consiste na separação de fases, no qual os componentes a serem separados são distribuídos entre duas fases: a fase estacionária e a fase móvel. Essa separação é necessária uma vez que identifica quantitativamente as substâncias presentes em uma amostra gasosa. Seu funcionamento está esquematizado na figura 1.

         Inicialmente uma determinada amostra de líquido é injetada diretamente no capilar com auxílio de uma seringa. Devido o capilar ser muito fino, às vezes a amostra injetada entope a coluna impedindo a análise (resíduos de carbono), assim faz-se necessário o uso de um solvente para limpá-la. Depois de injetada a amostra deixa-se que o solvente evapore para produzir a concentração dos componentes da amostra. Em seguida a amostra é introduzida na coluna cromatográfica, onde é efetuada a separação que consiste em duas fases a fase móvel: gás de arraste( nitrogênio ou hidrogênio, que ficam contidos em cilindros sobre pressão)  e a fase estacionária: analito. Ao sair da coluna, os constituintes, separados, passam por um dispositivo onde são detectados, emitindo um sinal elétrico que é registrado, constituindo o que se denomina cromatograma, que através de gráficos mostrados na tela do computador, indica através dos picos os compostos.

[pic 3]

Figura 1. Funcionamento da cromatografia gasosa

             [pic 4]

Fotografia 1. Cromatográfo a gás do LABNOV

         O outro equipamento utilizado foi o ASAP 2020 (Accelerated Surface Area and Porosimetry System), que fornece resultados precisos em medidas de porosidade e área superficial, que são essenciais na determinação da eficiência e da qualidade de uma ampla variedade de materiais, além da catálise, pois quanto maior a área superficial maior é o número de sítios e maior será a quantidade adsorvida, além de identificar se os poros presentes nela são micro, meso ou macroporos, através das isotermas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (293.2 Kb)   docx (3.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com