TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de compactação do solo - Proctor normal

Por:   •  13/11/2015  •  Ensaio  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  2.217 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Ensaio de Compactação do solo

Vinícius de Moraes Machado       RA 132834


1 INTRUDUÇÃO

Compactação é o processo que se dá ao solo maior estabilidade, seja por aplicação de alguma forma de energia como (vibração, impacto ou compressão estática). A partir disso obtém um solo com um menor índice de vazios que resulta em uma maior resistência ao cisalhamento e uma maior permeabilidade.

2 OBJETIVO

                Traçar uma curva de compactação do solo, que tem como característica uma parábola sendo o eixo x a umidade (w) e o y a massa especifica aparente seca ([pic 2]) o pico da parábola é a ordenada onde se obtém o ([pic 3]) máxima e respectivamente a sua (W) ótima.  

3 MATERIAIS UTILIZADOS

                Os principais matérias utilizados nesses ensaio foram. A) Um cilindro de 1000cm³ utilizado como recipiente para compactar o solo. B) Um soquete de 2,5kg utilizado para fazer o impacto no solo. C) Um macaco hidráulico para retirada do solo de dentro do cilindro. D) Cápsulas para coletar amostras do solo.

4 MÉTODOS  

                Esse ensaio consiste em fazer três camadas de solo aproximadamente iguais dentro do cilindro sendo cada camada compactada com 26 golpes numa altura de 30cm, depois de feito as camadas é utilizado o macaco hidráulico para retirada do solo do cilindro e coleta-se uma amostra com a cápsula, lembrando que antes disso deve ser adicionado agua até se obter uma certa consistência e homogeneidade para ser realizado o processo. Esse processo deve ser repetido várias vezes sempre adicionando uma maior quantidade de água para cada cilindro.

                É importante ressaltar que no nosso ensaio foi feito apenas quatro pontos sendo assim realizado esse processo quatro vezes, sempre lembrando que quanto mais pontos forem feitos maior será a precisão do ensaio.

5 RESULTADOS E CÁLCULOS

[pic 4]

CURVA DE COMPACTAÇÃO

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11] =  [pic 12]

6 CONCLUSÃO

        Analisando o gráfico obtido através do ensaio observa-se que se obteve uma parábola como era esperado, porém se fossem feitos mais pontos seria ajustado um gráfico mais preciso. Podemos dizer que os pontos imediatamente antes do pico da parábola é onde fica o ramo seco e os ponto imediatamente depois o ramo úmido. De uma maneira geral podemos dizer que o ensaio foi bem sucedido, o que poderia ser feito para melhorar a precisão do ensaio seria traçar uma curva com mais pontos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (343.1 Kb)   docx (164.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com