TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensaio De Compactação Tipo Proctor Normal

Por:   •  26/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG – CAMPUS JANUÁRIA.

 

 

                      

 

ENSAIO DE COMPACTAÇÃO TIPO PROCTOR NORMAL

 

 

 

 

Lorena Fonseca Leite

 

 

Januária / MG

Junho - 2023

Ensaio de Compactação tipo Proctor Normal

        

Relatório apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Januária, sob a orientação do professor Breno Alcantara Silva, como requisito parcial da disciplina “Pavimentação”, do Curso Bacharelado em Engenharia Civil - 7º Período.

Januária / MG

Junho – 2023

Sumário

1 - Introdução        4

2 - Objetivos        4

3 - Materiais e métodos        4

3.1 - Materiais        4

3.2 - Métodos        5

4 - Resultados e discussões        7

5 - Conclusões        9

6 - Referências bibliográficas        11

1 - Introdução

        A compactação do solo é uma prática comum no âmbito da engenharia civil, todos os tipos de estrutura estão, de alguma forma, apoiados sobre uma camada de solo, seja ela superficial ou profunda.

        O solo natural, comumente, não apresenta resistência suficiente para suportar as cargas provenientes de uma estrutura, por isso, há a necessidade da estabilização do solo. A compactação é um método de estabilização do solo, ela consiste na redução dos vazios do solo, tornando mais denso, estável e resistente e ainda menos compressível e permeável.

        Na engenharia civil, obras de pavimentação, aterros, barragens, entre outras, utilizam a técnica da compactação para estabilização de terrenos a fim de evitar rompimento de taludes e barragens, bem como, recalques de rodovias e aterros.

        Os ensaios laboratoriais identificam o melhor método de compactação para determinado tipo de solo fazendo com que esse atinja o seu maior índice de estabilidade. No caso do ensaio do tipo Proctor Normal, há uma relação entre o teor de umidade do solo e o nível de compactação que este atinge, determina-se então a curva de compactação do solo e identifica-se o teor de umidade ótima, sendo esta a proporção de água presente no solo que permite o melhor grau de compactação.

2 - Objetivos

        A prática realizada teve por objetivo a realização do ensaio de compactação tipo Proctor Normal, com reutilização de solo, para obtenção da curva de compactação referente ao solo utilizado.

3 - Materiais e métodos

3.1 - Materiais

        Os materiais e equipamentos utilizados para a realização do ensaio foram:

  • Amostra de solo (5 kg);
  • Almofariz e mão de gral com borracha;
  • Peneira nº4 (abertura de 4,8mm);
  • Bandeja metálica;
  • Pisseta;
  • Balança;
  • Molde cilíndrico normal de 1000 cm³;
  • Soquete cilíndrico pequeno (2,5 kg);
  • Extrator de amostras;
  • Régua biselada;
  • Cápsulas para determinação da umidade (5 cápsulas);
  • Estufa.

3.2 - Métodos

        Para realização do ensaio, prepara-se uma amostra de solo a qual é peneirada utilizando a peneira de nº4. O material passante constitui a amostra que será utilizada no ensaio de compactação. A amostra peneirada se encontra em umidade higroscópica.

[pic 2] [pic 3]

Figura 01 - Peneira nº 4.                            Figura 02 - Amostra peneirada.

        Inicialmente, adiciona-se à amostra uma quantidade de água suficiente para atribuir textura ao material (no ensaio realizado adicionamos 350 ml), então é realizada a homogeneização da amostra. É importante que a água seja adicionada aos poucos de modo a evitar a formação de aglomerados no material, e assim, a amostra apresente umidade o mais homogênea possível.

[pic 4]

Figura 03 - Amostra com adição de água sendo homogeneizada.

        Com a amostra úmida e homogênea, realiza-se a compactação no molde cilíndrico em três camadas de espessura similar, aplicando 26 golpes, aplicados de maneira distribuída pela amostra, com o soquete em cada uma das camadas, a quantidade de solo dentro do molde deve chegar até a altura do colarinho do recipiente, que deve ser removido após a compactação para que a superfície da amostra seja aplainada utilizando a régua biselada, o conjunto “cilindro-solo úmido compactado” deve então ser pesado.

[pic 5] [pic 6]

Figura 04 - Amostra sendo compactada.                      Figura 05 - Pesagem do conjunto solo-cilindro.

        Após a pesagem, com o auxílio do extrator, a amostra de solo é retirada do molde, faz-se a coleta de uma pequena quantidade de solo do meio da amostra para a determinação da umidade, essa pequena amostra é armazenada em uma das cápsulas, pesada, e depois, levada para a estufa onde será seca.

        Na metodologia aplicada, o conteúdo da amostra inicial é reutilizado para dar sequência ao ensaio, o material compactado deve então ser desagregado e novamente peneirado na peneira de nº4, mistura-se à parte restante da amostra inicial, adiciona-se uma quantidade de 2%  do peso inicial (neste caso, 100ml) da amostra, então é reiniciado o procedimento do ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (856.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com