TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de redes I, User Protocol Datagram

Por:   •  19/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

USER DATAGRAM PROTOCOL


USER DATAGRAM PROTOCOL

Relatório requerido pelo professor , como parte das exigências de avaliação da disciplina Redes de Computadores I, do curso de Engenharia da Computação, da Universidade do Vale do São Francisco.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        METODOLOGIA        4

3        DISCUSSÃO        5

4        CONCLUSÃO        6

5        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        7

  1.   INTRODUÇÃO

O User Datagram Protocol (UDP) é definido para disponibilizar um, modo de datagrama de comunicação por computador de comutação de pacotes no ambiente de um conjunto interconectado de redes de computadores. O protocolo assume que o protocolo de Internet (IP) é usado como protocolo subjacente. Este protocolo fornece um procedimento para os programas aplicativos enviem mensagens para outros programas com um mínimo de mecanismo de protocolo. o protocolo é orientado para transação, e entrega e proteção duplicada não são garantidos. Aplicações que exigem uma entrega confiável e ordenada fluxos de dados devem usar o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP).

Simples Traversal do User Datagram Protocol (UDP) através da rede Address Translators (NATs) (STUN) é um protocolo leve que permite que os aplicativos descubram a presença e os tipos de NATs e firewalls entre eles e a Internet pública. Ele também fornece o capacidade de aplicativos para determinar o protocolo público da Internet (IP) endereços alocados a eles pelo NAT. STUN trabalha com muitos NATs existentes e não requer nenhum comportamento especial deles. Como resultado, permite que uma ampla variedade de aplicativos funcione  infra-estrutura NAT existente.

O cabeçalho UDP consiste em 4 campos, cada um com 2 bytes (16 bits).  O uso dos campos "Checksum" e "Source port" é opcional no IPv4 (fundo rosa na tabela). No IPv6, somente a porta de origem é opcional

- Número da porta de origem
Este campo identifica a porta do remetente quando significativo e deve ser assumido como sendo a porta a ser respondida, se necessário. Se não for usado, então deve ser zero. Se o host de origem for o cliente, o número da porta provavelmente será um número de porta efêmero. Se o host de origem for o servidor, o número da porta provavelmente será um número de porta bem conhecido.


        - Número da porta de destino
Este campo identifica a porta do destinatário e é obrigatório. Semelhante ao número da porta de origem, se o cliente for o host de destino, o número da porta provavelmente será um número de porta efêmero e, se o host de destino for o servidor, o número da porta provavelmente será um número de porta conhecido.

- comprimento
Um campo que especifica o comprimento em bytes do cabeçalho UDP e dos dados UDP. O tamanho mínimo é de 8 bytes, porque esse é o tamanho do cabeçalho. O tamanho do campo define um limite teórico de 65.535 bytes (cabeçalho de 8 bytes + 65.527 bytes de dados) para um datagrama UDP. No entanto, o limite real para o comprimento de dados, que é imposto pelo protocolo IPv4 subjacente, é de 65.507 bytes (65.535 - cabeçalho UDP de 8 bytes - cabeçalho IP de 20 bytes).
Em jumbogramas IPv6, é possível ter pacotes UDP de tamanho maior que 65.535 bytes. [5] A RFC 2675 especifica que o campo de comprimento é definido como zero se o comprimento do cabeçalho UDP mais os dados UDP for maior que 65.535.


        - Soma de verificação
O campo checksum pode ser usado para verificação de erros do cabeçalho e dos dados. Esse campo é opcional no IPv4 e obrigatório no IPv6. O campo carrega todos os zeros se não for usado.

  1. METODOLOGIA

1. Select one UDP packet from your trace. From this packet, determine how many fields there are in the UDP header. (You shouldn’t look in the textbook! Answer these questions directly from what you observe in the packet trace.) Name these fields.

2. By consulting the displayed information in Wireshark’s packet content field for this packet, determine the length (in bytes) of each of the UDP header fields.

3. The value in the Length field is the length of what? (You can consult the text for this answer). Verify your claim with your captured UDP packet.  

4. What is the maximum number of bytes that can be included in a UDP payload?  (Hint: the answer to this question can be determined by your answer to 2. above)

5. What is the largest possible source port number? (Hint: see the hint in 4.) 6. What is the protocol number for UDP? Give your answer in both hexadecimal and decimal notation. To answer this question, you’ll need to look into the Protocol field of the IP datagram containing this UDP segment (see Figure 4.13 in the text, and the discussion of IP header fields).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com