TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDE URBANA RIO DE JANEIRO

Por:   •  19/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho é sobre a Rede Urbana de Rio de Janeiro, mais especificamente sua área de influência a nível nacional e regional, suas gestões entre as metrópoles, suas características populacionais e financeiras. O mesmo tem como objetivo posicionar a rede de Rio de Janeiro entre os 12 grandes centro urbanos nacionais.

        Ele está organizado em 3 capítulos, sendo o primeiro referente a sua posição hierárquica nacional conforme suas regiões de domínio, o segundo em suas ligações dentro da rede e por fim sua estrutura populacional.

        O principal método usado foi a pesquisa bibliográfica em material fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE referente as redes urbanas nacionais e suas relações, aliado a dados do último censo populacional realizado pelo mesmo órgão.


REDE URBANA DA METROPOLE NACIONAL RIO DE JANEIRO

O QUE SÃO AS REDES URBANAS?

A rede urbana pode ser entendida como a ligação existente entre os centros urbanos através das relações existentes entre os mesmos. O tipo de relação exercida entre os centros é definido principalmente pelo ramo de potencial de cada um possui, podendo ser essas por fluxo de pessoas, mercadorias, informações e capitais.

Elas são delimitadas pela região territorial onde é possível observar os reflexos do desenvolvimento promovido por essas ligações entre as cidades que a circundam. Lembrando que suas relações não são existentes somente neste espaço territorial, pois se ligam a diversas regiões do país e do mundo.

HIERARQUIA DAS REDES URBANAS

Como existe uma variação entre os serviços, mercadorias, ofertas empregatícias e potencial econômico entre os componentes da rede urbana, criou-se uma hierarquia de influência, classificando os centros conforme a sua capacidade atrativa.

Por exemplo, uma cidade que detêm um forte mercado de serviços, como transporte, saúde, educação ou a presença de grandes indústrias e fábricas, que geram grandes oportunidades de emprego, tende a ser mais atrativa comercialmente, potencializando sua área de influência e a quantidade de ligações com outras cidades.

As redes urbanas são classificadas em: Metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais, centros regionais e as outras cidades. A rede abordada neste trabalho, de Rio de Janeiro, é enquadrada como Metrópole Nacional, que são centros extremamente influentes, mas diferente das Globais, em território nacional. Com mais de 5,6 milhões de habitantes estimado (2017), A cidade é uma das maiores metrópoles mundiais, tendo uma grande região metropolitana. No brasil ocupa a 2ª posição na hierarquia, é localizada na costa brasileira, junto a entrada da baia de Guanabara.

REDE URBANA DE RIO DE JANEIRO

A rede urbana do rio de janeiro abrange:

Vitória, como Capital regional A; Juiz de Fora, Capital regional B; e Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda - Barra Mansa, capitais regionais C. Os Centros sub-regionais A de Barbacena, Muriaé, Ubá, Teixeira de Freitas, Colatina, São Mateus, Cabo Frio, Itaperuna, Macaé e Nova Friburgo; e os Centros sub-regionais B de Cataguases, Linhares, Resende, Angra dos Reis e Teresópolis também integram a rede do Rio de Janeiro.

  (REGIÕES DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES, RIO DE JANEIRO: IBGE).

A metrópole nacional, Rio de Janeiro, além de que seja menos intensamente, identicamente apresentam relações com todo território. no caso a cidade do Rio de Janeiro, as maiores ligações ocorrem na parte do interior do estado, que acaba se estendendo para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. As ligações do Rio de Janeiro mostram-se mais concentradas e privilegia as capitais dos estados quando é comparada com às da cidade de São Paulo.

A cidade do Rio de Janeiro, além de ser umas das duas metrópole nacionais, apresenta maior PIB de seu estado e o 2º maior do brasil que apresenta PIB de 320,7 (2015) Bilhões e o renda per capita de 49.527,98 (2015).

[pic 1]

        Os 12 principais centros brasileiros possuem grande influência em decisões, destino de investimentos, por ligações de gestão federal e empresarial. Simultaneamente, as metrópoles relacionam-se horizontalmente, em ligações típicas do nível metropolitano.

As quatro principais relações entre eles são de gestão empresarial, federal, ligações rodoviárias e aéreas. Cada tipo de relação apresenta padrões diferenciados e estruturação hierárquica diferente conforme as características de cada metrópole.

        A Metrópole de Rio de Janeiro tem forte participação nacional em Gestão Empresarial, ficando atrás somente de São Paulo, pois é detentora de várias empresas, multinacionais e fabricas, que comercializam seus produtos e serviços por todo o território.

Ela também se destaca na área de transporte aéreo, uma vez que é uma das portas de entrada do país, grande atrativo estrangeira e forte distribuidor de produtos.

        Partindo para uma visão em nível médio, vemos que a área de influência da rede de Rio de Janeiro, mantêm fortes relações pela costa do país em direção nordeste, com destaque a Vitória chegando ao sul da Bahia.

http://www.ibge.gov.br/servidor_ arquivos_est/diretorios.php?caminho=./pub/Pib_Municipios

Fora de sua área principal de influência, nota-se que a rede de Rio de Janeiro mantém relação com capitais e cidades de menor hierarquia em todo o país, principalmente por sua gestão empresarial.

http://www.ibge.gov.br/servidor_ arquivos_est/diretorios.php?caminho=./pub/Pib_Municipios

POPULAÇÃO

A faixa etária populacional da rede de Rio de Janeiro concentra-se entre 20 e 34 anos, sendo que a população acima dessa idade tende a aumentar, enquanto a população mais jovem, de 0 a 19 anos tem diminuído (gráfico de faixa etária abaixo), o que pode gerar um problema na previdência social. Uma vez que os trabalhadores ativos diminui, por conta da baixa natalidade atual, e a quantidade de dependentes da aposentadoria sofre aumento, desequilibrando a balança entre produção e gastos previdenciários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (746.2 Kb)   docx (592.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com