TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico ambiental da rede de drenagem do Rio Reis Magos

Por:   •  29/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

                           Projeto  de  Prática

   TÍTULO: Diagnóstico ambiental da rede de drenagem do rio Reis Magos

  O aldeamento dos Reis Magos, fundado pelos jesuítas por volta de 1580 é hoje o balneário de Nova Almeida, localizado no município de Serra. A igreja e residência de Reis Magos foi edificada numa elevação, de onde se tem ampla visão da orla e do rio Reis  Magos.

  O rio Reis Magos ou Fundão corta todo o município de Fundão e se constitui na fronteira em Fundão e Serra. Ao desembocar no mar entre Nova Almeida e Praia Grande seu estuário forma um mangue, que é um dos ecossistemas associados a Mata Atlântica. Em conjunto, os manguezais de Fundão, Aracruz e Vitória formam uma das maiores áreas de mangues preservada do país.

  O rio faz parte do cotidiano da população ribeirinha de pescadores que retiram de suas águas sua sobrevivência. Utilizam para tanto canoas rústicas, praticamente artesanais e se lançam sobre as saliências e reentrâncias do rio. O rio não é navegável por barcos com calados superiores a 2m, pois o fundo de suas águas é lamacenta em algumas regiões e pedregosos em outras, sendo necessário um condutor experiente que conheça diversos percursos navegáveis.

  Suas águas são escuras e férteis com inúmeras variedades de peixes e crustáceos como robalo, tucunaré e os caranguejos que vivem nas partes mais rasas. Suas margens são cobertas por vegetação de raízes expostas e retorcidas, com até 4 m de altura, típicas de áreas de manguezal. O rio se abre em diversos braços que parecem extensos labirintos de vegetação.

  Apesar de áreas de preservação, em suas margens são encontradas algumas fazendas que para plantação de pastagens desmatam a vegetação nativa. Além de fazendas algumas residências localizadas próximos às regiões de Nova Almeida e Praia Grande também invadiram as margens do rio, alterando a paisagem nativa. Portanto são vistos várias áreas com vegetação rasteira e solo arenoso oriundo da destruição do ambiente natural.

  A nascente está localizada na região montanhosa de Santa Tereza.

  Área de drenagem: aproximadamente 700km² .

  Disponibilidade hídrica: estimada em1,6m3/s (Estação  Fluviométrica de Valsugana Velha ) e a foz do rio localiza-se no balneário de Nova Almeida.

  Diagnóstico da bacia: na região mais baixa estão sendo desenvolvidos projetos de cultura de arroz e feijão e , além destas, a cultura do café é bastante desenvolvida ao longo da bacia e há também diversa fábricas de ferro e gusa.

  A bacia do Reis Magos tem o maior índice pluviométrico do Espírito Santo com média anual de precipitação de 1700mm e máxima de 2.500mm².

[pic 1][pic 2]


[pic 3]

[pic 4]

                                    Metodologia

  A sequência de atividades se iniciou diretamente na foz do rio, onde foi possível presenciar o encontro do rio com o mar, e também constatar que aproximadamente uns dois anos foi instalado no bairro uma rede de tratamento de esgoto, nessa localização do rio já está sendo preservado as suas águas. Foi possível também fazer uma visita a igreja Reis Magos que fica localizada junto a foz e saber mais sobre um dos pontos turísticos da cidade. Foi feito também pesquisas em alguns sites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (262.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com