TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Docente: Percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

Por:   •  10/11/2019  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

Formação Docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

O artigo Formação Docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, expõe de forma clara e explicativa como se dá esse ingresso. A pesquisa segue os pressupostos do teórico Tardif, portanto a sua realização foi feita de forma minuciosa observando todos os aspectos, o trabalho docente, a formação profissional e o contexto social em que esses profissionais estão inseridos. Para realização a pesquisa foram escolhidos docentes com até dois anos de atuação.

No decorrer do artigo podemos verificar os desafios que esses professores passam, que vem desde a questão de infraestrutura como os desafios da iniciação da docência, não pelo conhecimento específico das disciplinas teóricas, mas pela junção da teoria e prática docente, que nos faz refletir as dificuldades que eles têm nesse processo de aprendizagem.

A formação continuada foi uma metodologia criada ao qual os professores passam a fazer cursos, participam de palestras, entre outras ações, em sua maioria são realizadas por órgãos do estado responsáveis pelo setor da educação, os docentes entrevistados consideravam a formação continuada importante, porém relatam que por muitas vezes são feitas de formas mecânicas por videoaulas, os palestrantes em alguns momentos ignoram os apontamentos dos professores o que torna muitas vezes os cursos superficiais.

Em síntese, observamos a dificuldades que os professores enfrentam as cobranças rotineiras, a desvalorização do seu trabalho e muitas vezes até a dúvida sobre a sua capacidade de ensino, deixando todos os aspectos que influem sobre essa questão de lado, a falta da infraestrutura, uma formação continuada que muitas vezes é sem qualidade, a falta de auxílio em sua inserção na sala de aula, entre tantas outras dificuldades que eles enfrentam em seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (25.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com