TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]


[pic 3]

Sumário

Capa....................................................................................................................1

Sumário................................................................................................................1

Introdução............................................................................................................2

Objetivo................................................................................................................3

Desenvolvimento.................................................................................................4

        Características do Edifício........................................................................4

        Etapas da visita.........................................................................................4

        Especificações observadas na obra..........................................................6

Conclusão............................................................................................................9

Introdução

A visita técnica na construção do Bistrol Gold flats hotel foi realizada na cidade de Juazeiro do Norte, mais especificamente, na Av. Plácido Aderaldo Castelo, S/N no dia 09 de novembro de 2015, com início por volta das 14:00. Participaram da visita os graduandos do 1° semestre de .Engenharia Civil da UFCA, guiados pelo Professor Michel Araújo Paulino professor de Introdução a engenharia civil e Eduardo Brito mestre de obras da construção.

O objetivo da visita foi apresentar aos alunos o ambiente de trabalho do qual futuramente farão parte, como engenheiros civis, bem como mostrar a rotina dos diversos funcionários de uma obra, para que haja desde cedo uma adaptação à realidade da

Objetivo

 Objetivo Geral:

Proporcionar primeiras impressões da área de construção civil aos alunos da disciplina de Introdução a engenharia civil

Objetivos específicos

  • Familiarizar os alunos da cadeira de introdução a engenharia com o canteiro de obra.
  • Identificar o papel do engenheiro civil dentro de uma obra de construção civil
  • Demonstrar aos alunos as principais etapas de uma obra
  • Mostrar os componentes de uma obra, introduzindo ao estudo mas especifico dos mesmos.

Desenvolvimento

    Características do Edifício 

A edificação visitada foi o condomínio residencial com fins para hospedagem, Bristol Golden Flats Hotel que tem previsão de entrega para julho de 2017. Dividida em 21 pavimentos, sendo 19 andares, conta com 238 flats, sendo 68 flats de 49,70 m² e 170 de 37,66 m², além de 106 vagas de garagem rotativas e 68 vagas de garagem autônomas. O prédio em questão, está sendo feito pela construtora PROJEC e possui como engenheiro Estrutural Paulo Filho e engenheiros de execução: Jefferson e Ricardo Mendonça.

[pic 4]

[pic 5]

Imagem1 e 2: Planta humanizada de dois tipos de apartamento do edifício

Fonte http://www.projecconstrutora.com.br/v01/imoveis-detalhes.php?id=12

Etapas da visita

Inicialmente os alunos foram recepcionados pelo técnico de segurança, o técnico em edificações Davi Alexandre e o estagiário Yuri Henderson, e de início já era possível se observar alguns componentes de obra, como o local do estacionamento e o pavimento superior ao subsolo que estava sendo usado como refeitório e local de descanso para os funcionários. Antes de entrar na obra explicou-se a importância do uso de todos os equipamentos de segurança, para evitar acidentes.

A visita foi iniciada com a apresentação dos projetos e da maquete da edificação em questão,

Imagem 3: Projetos referentes ao edifício Bistrol goldem flats hotel[pic 6]

Fonte: Arquivo pessoal

[pic 7]

Imagem 4: Maquete do edifício Bistrol goldem flats hotel

Fonte: Arquivo pessoal

A turma foi então dividida em duas partes para facilitar o deslocamento do grupo pelo local, cada grupo possuía por volta de 30 pessoas. Durante toda a visita o professor Michel, o mestre de obras Eduardo e os técnicos, ressaltavam pontos importantes, para uma primeira impressão da construção civil, para os alunos, pontos esses que serão estudados durante suas formações e agora com mais facilidade e excelência. Também eram destacadas algumas curiosidades e outros fatos sobre essa obra.

Especificações observadas na obra

        O bistrol Goldem Flats Hotel é um tipo de obra de médio porte e que vem se popularizando na região do cariri. Tais obras têm fundamental importância para o desenvolvimento da região, pois possuem um atendimento amplo para um terreno pequeno. Obras como essa são as principais fontes de emprego de engenheiros calculistas e de execução e também de construtoras de pequeno porte como a projec.

        Algumas observações sobre a obra que pode ser citado são:

  • O orçamento da obra é de R$ 20 milhões, onde R$ 10 milhões já foram utilizados.
  • Os pilares da obra possuem FCK (Resistência Característica do Concreto à Compressão) de 30Mpa, vigas e lajes 40MPa e as estacas 20MPa, atendendo às normas da ABNT.
  • As lajes seres do tipo nervurada (esse tipo de laje possui algumas vantagens, por exemplo: São seguras, sem perigo de corrosão precoce, reduzem a quantidade de cimento e a ferragem utilizada, reduzem o peso e o custo da construção, os moldes utilizados na construção das lajes nervuradas podem ser reaproveitados, depois da cura do concreto retiram-se as formas de forma fácil.)
  • Para se dar a primeira carga nos cabos de aço presentes nas vigas, deve-se ter pelo menos 70% do FCK, ou seja, após a colocação dos cabos de aço dentro das vigas, deve-se esperar ao menos sete dias para a primeira aplicação de carga, utilizando um macaco hidráulico.
  • As vigas e os pilares foram planejados para suportar a piscina, localizada na cobertura e em fase de construção. Em todos os andares estão presentes bandejas de proteção nas extremidades de cada andar, servindo como aparador para materiais que venham a cair, evitando possíveis acidentes.
  • Observou-se uma patologia originada pela mal execução da concretagem de uma viga e pelo pouco cobrimento da mesma. Uma solução sugerida pelo professor Michel foi a utilização de graute para reparação da patologia
  • O programa pcmat (Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção) foi utilizado, para executar procedimentos de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho.

  • Após o uso do PCMAT, usa-se o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO), com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Sendo então, um programa que em conjunto com os demais somará forças em prol da saúde dos trabalhadores.

[pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (550.7 Kb)   docx (518.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com