TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica

Por:   •  30/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS - FACTO[pic 1]

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

1º PERÍODO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

PROFESSOR: FÁBIO ALVES MOTA

ACADÊMICO: ANDERSON RICARDO FERREIRA MARTINS

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA:

CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DO TOCANTINS – CREA-TO  

PALMAS

2015

1. APRESENTAÇÃO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Tocantins – CREA-TO, é uma autarquia federal de fiscalização do exercício das profissões de Engenheiros, Agrônomos, Geógrafos, Meteorologistas, Tecnólogos e Técnicos de Segundo Grau das modalidades mencionadas, dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro na cidade de Palmas e jurisdição em todo o Esteado defendendo a sociedade no que diz respeito à qualidade, ética, e sobretudo, coibindo a prática do exercício ilegal dessas profissões.

No dia 23 (vinte e três) de Abril de 2015, um total de 21 (vinte e um) acadêmicos da turma de Engenharia de Produção - 1º período, a serviço da disciplina de Introdução à Engenharia, com supervisão do professor Fábio Alves Mota, realizou visita técnica ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins – CREA-TO, localizado na Quadra 602 Sul Av. Joaquim Teotônio Segurado, que teve início às 16:00 (dezesseis) horas e duração de cerca de 1(uma) hora e 30 (trinta) minutos.

2. OBJETIVO

A disciplina de Introdução à Engenharia tem como intuito, além da apresentação da Engenharia de Produção, esclarecer o papel social do engenheiro e sua regulamentação profissional.

O objetivo da visita técnica foi fazer com que os acadêmicos conhecessem os procedimentos e rotina realizada pelo órgão que regulará futuramente a profissão escolhida.

3. JUSTIFICATIVA E IMPORTÊNCIA

A visita técnica ao CREA-TO justifica-se e faz-se relevante pelo fato de que a mesma foi de grande acréscimo de conhecimentos aos acadêmicos e que contribuiu inestimavelmente para a formação profissional dos mesmos, além de esclarecer a função e a importância desse órgão.

4. METODOLOGIA

Incialmente, as atividades foram conduzidas por meio de palestra que, em seu andamento, fez necessário o uso de retroprojetor e microfone.

No segundo momento percorreu-se a estrutura do CREA-TO, com explicações detalhadas sobre os setores integrantes do mesmo.

5. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

No primeiro momento, o Engenheiro Ambiental Cassius Ferreira Gariglio que ocupa o cargo de 2º vice-presidente do Conselho realizou uma palestra no auditório do CREA-TO, a qual tratou a respeito dos temas: Apresentação da instituição aos acadêmicos; Sistema CONFEA/CREA; Histórico do CREA-TO; Processo de consolidação do CREA-TO; Visão e Missão do CREA-TO; Programação e conteúdo de audiências; Percurso de tramitação realizado por documentos e estrutura organizacional do CREA-TO.

Posteriormente, com a condução do Sr. Cassius Gariglio, saiu-se do auditório e fez-se um tour pelas instalações do CREA-TO. Onde foi demonstrado e explanado cada setor e sua respectiva finalidade e função.

Respectivamente, passou-se pelo setor de protocolo, que tem a função de receber, protocolar e encaminhar todos os documentos e correspondências de origem externa. Em seguida, se foi ao setor de fiscalização, o qual é responsável pelo monitoramento do exercício da profissão, direcionando profissionais ao campo para a verificação de possíveis irregularidades. Saindo de lá foi-se até o setor de registros e às Câmaras (Câmara de Engenharia Civil, Câmara de Engenharia Elétrica e Mecânica e Câmara de Agronomia) Encerrando o percurso pela estrutura organizacional do CREA-TO, visitou-se a Mútua, que serve como braço social do mesmo, disponibilizando benefícios específicos para o desenvolvimento dos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (192.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com