TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica

Por:   •  10/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Este relatório tem como objetivo apresentar o processo de produção e tratamento de água potável em Rio Banco na Estação de Tratamento de água.. Do dia primeiro ao dia 28 de novembro de 2016 foi feito uma visita técnica a ETA II, pelos estudantes do 8º período do curso de engenharia civil da UFAC, sob a orientação de Heloisa Pimpão Chaves da professora da disciplina de Saneamento Básico e instrução do Senhor Macário, responsável pela gerência da Estação.

2- A visita foi feita na ETA II, localizada na Estrada da Sobral, 2300, Bairro Plácido de Castro, na cidade de Rio Branco – Acre e foi dividida em duas etapas: a primeiras foram reunidos os alunos em sala ambiente onde foi abordado diversos assunto inerentes ao abastecimento de água; enquanto a segunda etapa foi destinada ao conhecer as dependências da Estação.

3- Temos em Rio Branco duas estações de tratamento, ETA I e ETA II com capacidade de produção de 500 e mil litros segundos respectivamente, assim o município produz 1,5 mil litros por segundo, como a produção é 24 horas por dia, logo a estação produz em torno de 130 mil m³ por dia.

4- Segundo o senhor Macário no município temos uma taxa de desperdício de 55%, sendo que 15% é causadas por perdas em tubulações danificadas e 40% por desperdício da população. Um dos fatores para o desperdício da população ser tão alto deve-se ao fato de muitas residências não terem bóias nos reservatório.

5- As taxas de desperdício apresentadas acima faz com que o município de Rio Branco tenha elevado número de consumo médio diário, dispondo de 380 litros por dia por pessoa. Enquanto a Organização Mundial da Saúde indica 200 litros.

6- As normas de portabilidade que ETA II é regida são da  Portaria 2.914/2011-Ministério da Saúde. A cada duas horas são feitas diversas análises sobre a qualidade da água tratada, dentre as análises está a teor de Cloro residual, turbidez e cor. A própria estação dispõe de um laboratório com aparelhos específicos para realizar as análises.

7- A respeito do tratamento:

        Captação: A água é captada do Rio Acre, o manancial é de água superficial, e canalizada por cerca de 800 metros até a ETA II, a captação é de mil litros por segundo.

        Coagulação: Ao chegar na estação a vazão é medida por um hidrômetro e logo em seguida é adicionado o coagulante com intuito de formar flocos. O coagulante utilizado é o Policloreto de Alumínio, este produto de fácil aplicação e manuseio. O valor do m³ desse produto é de R$2.800,00, na Estação é utilizando em torno de 10 m³ por dia, portanto o gasto com coagulante diário é em torno de R$29.000,00. Pelo fato do Acre não produzir o Policloreto de Alumínio, faz que com o custo de produção fique mais oneroso. Após receber o coagulante a água é agitada numa alto velocidade, logo depois uma agitação mais lenta, esse processo é para que o coagulante consiga atuar da melhor maneira possível para formação dos flocos. Na Estação é usado dois floculadores para esse processo.

        Decantação: Há na ETA II 04 decantadores, onde a cada  04 horas é realizado limpeza, enquanto as coméias são limpas cada um mês. Na etapa de decantação os flocos descem para o fundo do decantador, separado as partículas da água.  A Estação possui sistemas de aceleradores de decatanção, tornando assim essa etapa mais ágil, além disso as coméias são instaladas em ângulos que aumenta a eficiência do processo.

        Filtração: A Estação dispõe de 5 filtros com capacidade de em torno de 500 m³. O sentido de filtração é na descendente enquanto a limpeza dos filtros é realizada no sentido ascendente a cada 6 horas, esse processo de limpeza demora em torno de 30 minutos. Os filtros têm 5 camadas com diferentes grunulometria.

.        Desinfecção: etapa de purificação da água ocorre após a etapa de filtração, em um taque de contato com capacidade para 4 mil m³, água é retida neste tanque de contato por pelo menos 20 minutos para a desinfecção. A desinfecção ocorre por cloração e correção do PH, para a correção do PH é utilizado cal. O Consumo diário de cloro na estação para desinfectar 130 mil m³ é cerca de 350 quilos.

8- Foi visto em sala que a qualidade da água é um dos fatores predominantes para prevenção de doenças inerentes ao saneamento básico. Portanto é de fundamental importância que as Estações estejam sujeitas a rigorosas e normas.  Sobre os números apresentados a respeito do desperdício, é necessário intensificar campanhas por parte das autoridades públicas para atenuar as perdas, como fornecimento e  instalações de bóias nas residências, assim como aumentar o efetivo para correção de pontos vazamentos na tubulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (616.6 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com