TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de visita técnica

Por:   •  16/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) é responsável pela elaboração, controle e execução de programas e atividades voltados para a limpeza urbana. Prestando serviços de coleta domiciliar de lixo, capina, aterramento de resíduos, varrição, coleta seletiva, reciclagem de entulho e compostagem. O exercício da SLU é realizado em conformidade com os princípios do desenvolvimento sustentável, com a finalidade de minimizar os efeitos ambientais negativos decorrentes da concepção de resíduos, possibilitando, assim, benefícios sociais, econômicos e ambientais. A limpeza urbana promove reflexos diretos para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública, além de uma cidade mais bonita. Acarretando como resultado mais qualidade de vida para todos. A sociedade está consciente dos malefícios causados pelo lixo e resíduos como poluidores do meio ambiente através de degradação física, química, biológica e mesmo estética que causam nas áreas em que são descartados. Assim, para um manejo adequado, a participação da população é fundamental.

Realizamos uma visita técnica no Núcleo Sul da SLU, para que nos possibilitasse um amplo conhecimento sobre os riscos ambientais sobre esse lugar. Analisamos a linha 1 e 2, composta por galpão, esteiras, biodigestor, peneira trommel e rejeito, assim, tendo como ênfase principal o galpão.

Riscos Ambientais

Consideram-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho. Eles são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais encontrados no Núcleo Sul SLU são:

Riscos Físicos: Ruído (em alguns locais não era possível a comunicação entre as pessoas com a tonalidade normal de voz, ou seja, era necessário aumentar a tonalidade de voz);

Riscos Biológicos: Insalubridade e falta de EPI;

Riscos Ergonômicos: Repetitividade, posturas inadequadas e posições incômodas;

Riscos Mecânico: Falta de EPI e edificações com defeitos de construção.

Sistema de Prevenção e Combate a Incêndios

O sistema de combate a incêndios no núcleo do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) da Asa Sul é precário. Embora o local apresente elevado risco de incêndio, com manuseio e transporte de materiais inflamáveis o tempo todo, pouco ou nada é feito para evitar focos de incêndio e realizar rápida evacuação dos prédios e combate, caso um incêndio acontecesse. Algumas medidas que poderiam ser aplicadas no local são:

1. Saneamento adequado: A limpeza adequada é uma importante medida preventiva de incêndio em qualquer ambiente, especialmente em um que recebe material inflamável. Apesar de se tratar de um local destinado ao tratamento de lixo, os prédios não precisam ser sujos. Sugerimos que o lixo que se encontra espalhado por todo o local (chão dos prédios, área externa, esteiras) seja removido e colocado em local adequado, que sejam instaladas lixeiras em pontos com alta circulação de pessoas e nos locais destinados a alimentação dos catadores que trabalham lá, e que uma higienização completa das paredes e parte externa dos equipamentos seja realizada.

2. Estabelecimento de rotas de fuga dentro dos prédios: Atualmente, os catadores recebem e transportam lixo por todo lugar dentro dos prédios. Em caso de incêndio, este material altamente inflamável bloquearia os acessos e impediria que as pessoas evacuassem o local, podendo ocasionar perca de vidas. Nossa sugestão é que se estabeleçam locais específicos para o manuseio do lixo, bem como rotas bem estabelecidas (e separadas) de transporte de lixo e de trânsito de pessoas. Estas rotas devem ser planejadas de modo que a rota de passagem de pessoas dê acesso ás portas dos prédios, e que o lixo não fique no caminho e não impeça as pessoas de saírem caso entre em combustão.

3. Mudanças na infraestrutura: Observamos algumas falhas de segurança na infraestrutura do local, inclusive referente à segurança contra incêndios. A existência de esteiras que ficam suspensas sobre os catadores e pelas quais passa lixo é perigoso por várias razões, uma delas é que, se a estrutura se incendiasse, a esteira provavelmente iria desabar e o lixo sobre ela, em combustão, impediria a passagem das pessoas para fora do prédio. Em uma situação ideal, a esteira de transporte de lixo não ficaria suspensa nem exposta: ela ficaria no nível do chão e seria fechada, evitando que as pessoas entrassem em contato com o lixo e as engrenagens. Nossa sugestão é que uma rota alternativa de transito de pessoas seja estabelecida de modo claro (rota ampla e bem sinalizada) para que as pessoas não passem por baixo da esteira, caso sua remoção não seja uma possibilidade.

4. Implantação de medidas de combate: Durante nossa visita ao SLU da Asa Sul, não conseguimos encontrar nenhum hidrante ou extintor de incêndio. Nossa sugestão é que esses equipamentos sejam posicionados em locais de fácil acesso e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com