TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório etapa 1 passos 1 e 2 – conceitos fundamentais de programação

Relatório de pesquisa: Relatório etapa 1 passos 1 e 2 – conceitos fundamentais de programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 5

1. RELATÓRIO etapa 1 passos 1 e 2 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

2. De acordo com os artigos lidos, nota-se que a linguagem de programação e os algoritmos podem nos ajudar a solucionar problemas, sejam eles grandes ou pequenos, do nosso dia a dia.

Um defende o uso deles – os algoritmos - como sendo de forma simples, sem o uso computacional, o outro, defende o uso da computação e das linguagens de programação para a solução dos problemas. De uma forma, ou de outra, as séries finitas de repetição de passos, nos fazem chegar a um comum acordo e em um determinado resultado. Algumas propriedades bem simples podem ser notadas em um algoritmo: ações simples e bem definidas (não ambíguas), sequência ordenada de ações, sequência finita de passos.

No exemplo das batatas, podemos notar, de forma simples, a construção de um algoritmo com as propriedades citadas anteriormente. Uma das principais características de um algoritmo é a introdução do “ponto e vírgula” ao final de cada ação, assim dá a entender, que aquela ação se encerra ali e a próxima ação será ‘desligada’ dessa anterior. Ele também define a ordem na qual as ações devem ser executadas.

Todo algoritmo possui início, estrutura e fim. Na parte computacional precisamos de uma linguagem de programação que nos ajude a desenvolver o nosso algoritmo e fazer com que ele funcione de acordo com o passo a passo e também os comandos enviados por nós, os usuários.

Para facilitar a construção de algoritmos, essas linguagens de programação evoluíram e aproximaram-se da linguagem natural, são as chamadas Pseudolinguagens. Neste caso, podemos citar o Portugol, que permite dar simplicidade, mesclar regras e estruturas rígidas com descrições e ações da nossa linguagem natural, sendo assim torna possível introduzir maiores e mais ricos detalhes no momento de modelar o algoritmo na linguagem computacional.

Depois de um modelo já próprio para a linguagem, é necessário compreender que há ainda uma estrutura a ser desenvolvida para que essa linguagem ‘entenda’ o que queremos dizer. O programa precisa ter início, estrutura (meio) e fim. A estrutura de um programa em Portugol é basicamente a seguinte:

Início;

;

;

Fim;

As variáveis são componentes das linguagens de programação, que identificam as informações que estão sendo manipuladas pelos programas, são elas que indicam o local na memória do computador, para que seja guardado algum tipo de dado. Elas podem ser do tipo Real (valor numérico, positivo, nulo e negativo), Inteiro (valor numérico, positivo, nulo e negativo), Lógico (valores booleanos) e Carácter (caracteres alfanuméricos).

É necessário identificar de forma clara esta variável para que o identificador não encontre variáveis com o mesmo nome, ou, por exemplo, a mesma variável com nomes diferentes.

Assim como existem as variáveis, também são encontrados operadores aritméticos, lógicos e relacionais nos programas, sem eles, não seria possível relacionar as variáveis e fazer com que se chegue ao resultado desejado. Os operadores aritméticos nada mais são que as quatro operações básicas da matemática, são descritos na linguagem como se escreve no português: adição (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/).

A linguagem C

A linguagem "C" foi criada entre 1969 e 1973 no AT&T Bell Labs, inicialmente desenvolvido para a implementação do sistema Unix. No final da década de 70 o UNIX saiu do laboratório e passou a ser disponibilizado para as Universidades, que por sinal foi um grande sucesso na época favorecendo então a popularidade da linguagem de programação C.

Não se sabe ao certo o que deu origem ao nome "C", existem duas teorias a respeito:

A primeira teoria acredita que se deu o nome "C" à linguagem porque muitas das suas características derivaram de uma linguagem de programação anterior chamada "B" e "C" é a letra conseguinte no alfabeto. A segunda teoria se baseia no fato que "C" é a segunda letra do nome da linguagem BCPL, da qual se derivou a linguagem B.

Muitas linguagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com