TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre TRIZ – Marta Isabel Baptista da Costa 70051

Por:   •  14/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório sobre TRIZ – Marta Isabel Baptista da Costa 70051

        O conceito TRIZ, que corresponde à teoria para a resolução de problemas inventivos, guia-se pelas seguintes máximas: catalisador de criatividade, metodologia orientada para a inovação, auxiliar pela busca de soluções técnicas, bem como um conjunto de ferramentas pela resolução de problemas.

        A criatividade, inicialmente, era tida como algo inerente ao ser humano. No entanto, graças ao desenvolvimento de estudos no âmbito da área da Psicologia, revelou-se que esta premissa não era necessariamente verdadeira por si só, e que a criatividade dependia em grande parte do exercício mental do indivíduo. Relacionando com a TRIZ, esta explicita que a criatividade combate a inércia psicológica, isto é, as barreiras, mentais ou psicológicas, delimitadoras do pensamento. Existem três tipos de inércia, sendo estes: inércia psicológica, inércia de imagem e a inércia de especialidade. A inovação remete para a capacidade de aplicar ideias novas para a resolução do problema. Logo a criatividade sem inovação não possui utilidade. Associado à TRIZ, o primeiro método de inovação baseava-se em génios criativos, ou seja, uma pessoa naturalmente criativa, porém este método era inconstante, pois as ideias surgiam esporadicamente. Alternativamente, o procedimento de tentativa erro, onde existem várias combinações, e através da experimentação vão se reduzindo as hipóteses viáveis até chegar à solução. Todavia, é um processo lento e que exige grandes recursos económicos. Segue-se o método de “Brainstorming”, em que um conjunto de pessoas se reúnem com o intuito de debitar ideias, refinando-as até ao final desejado. É, no entanto, bastante suscetível à inércia psicológica. Finalmente surge a modificação de ideias já existentes, onde existe um feedback do mercado e dos clientes quer permite auferir as melhorias que deveriam ser implementadas no produto. Contudo, também está sujeito à inércia psicológica.

        O método TRIZ é um método sistemático, que não assinala uma solução final mas apresenta um caminho. Permite mostrar um caminho viável para aquele problema específico, reduzindo assim a inércia psicológica, não precisa de tentativas e pode ser utilizado por pessoas tidas como “não criativas” e obter resultados a partir daí. A TRIZ baseia-se nos seguintes princípios fundamentais: sistema, funções, recursos, idealidade, níveis de invenção, contradições e inércia psicológica. O sistema remete para qualquer objeto que realize uma função e o preço a pagar por esta. Orientam-se por leis independentes de ramos tecnológicos, que podem ser replicadas para serem aplicadas noutros modelos. No que toca às funções, elas representam qualquer ação ou efeito que ocorram num sistema, que podem ser úteis ou negativas. Já a idealidade possui uma relação entre as funções úteis e as funções prejudiciais que temos num sistema, levando à sua evolução e evitando contradições. Está também associado ao quociente entre o somatório de benefícios com os malefícios. As contradições são um paradoxo entre as características de um sistema, cuja idealidade do sistema aumenta com a sua solução. Estas podem ser administrativas, físicas ou técnicas. Os níveis inventivos estão divididos em 5 níveis desde o mais baixo, onde as soluções são triviais, dentro do senso comum, até ao nível 5, que originam grandes invenções e soluções noutros ramos tecnológicos. Porém 67% da TRIZ ocorre nos níveis intermédios.

        Algumas das ferramentas da TRIZ são a análise campo substrato, a análise de funções e a análise raiz de contradições. A mais utilizada são os princípios inventivos e matriz de contradições que diz que qualquer problema tecnológico. Estão divididos entre parâmetros deteriorados, a melhorar e inventivos. Posteriormente, temos o método de separação para a resolução de contradições físicas, que podem ser divididas em: separação no espaço, no tempo e das condições. Quanto ao ARIZ, este é um método complexo que ajuda a descrever o sistema, isto é, dá indicação de qual o melhor método para resolver contradições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com