TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório visita ao laboratório de fisica

Artigo: Relatório visita ao laboratório de fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Artigo  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO VISITA AO LABORATÓRIO DE FISICA

Nossa primeira experiência que fizemos no laboratório foi acender uma vela na parte inferior de uma chapa com vários furos, onde cada furo foi colocado uma esfera,que de forma que aquecesse ocorreria uma dilatação do material ,que posteriormente faria com que as esferas passassem pelos furos. Este efeito (Dilatar) seria o acréscimo às dimensões de um corpo por influência do calor que lhe é transmitido. O fenômeno é explicado pela variação das distâncias relativas entre as moléculas, associada ao aumento de temperatura. Normalmente, são estudadas em separado a dilatação dos sólidos, a dos líquidos e a dos gases, distinguindo-se, no caso dos sólidos, a dilatação linear, a superficial e a volumétrica.

Dando continuidade com as experiências foi feito com que um ventilador girasse ,através do trabalho sofrido onde sua principal fonte fosse calor .O calor gera convicção e quanto maior a temperatura mais rápido ele gira .Um exemplo clássico dessa observação são os exaustores (energia eólica).onde a ventilação proporciona a troca de calor com o meio externo trazendo uma estabilidade de temperatura no ambiente

.

Já na terceira experiência colocamos agua em um recipiente e o pesamos observamos que que a agua estava com massa de 2,84 gramas. Levamos o recipiente com a agua ao fogo.e deixamos atingir a temperatura de 100 graus celsios.após algum tempo observamos que a aguas estaria diminuindo sua massa que obteve 2,68 gramas .Com o aumento da temperatura proporcionaria o agitamento das molécolas fazendo com que a agua evaporasse e perdesse sua massa constantimente.

Um exemplo desse experimento é a caldeira a vapor.

No ultimo experimento observamos que ao colocarmos algumas bolinhas em um recipiente fechado e ao fornecer energia agitaria suas molécolas. concluimos que se fornecessemos pouca energia teria pouco trabalho da bolinhas e com mais energia teríamos mais trabalho.Um exemplo é o forno microondas: um aparelho muito conhecido por facilitar e agilizar o preparo de alimentos para o consumo humano ou dos animais. O aquecimento ocorre em razão de uma radiação eletromagnética de 2.450 MHz, radiação essa que aumenta a agitação das moléculas de água dos alimentos, aquecendo-os de forma quase uniforme e de fora para dentro, já que as ondas eletromagnéticas se localizam na parte externa dos alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com