TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações entre organizações e seus funcionários

Seminário: Relações entre organizações e seus funcionários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Seminário  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

Os objetivos desta aula são:

. Identificar as relações existentes entre as organizações e os seus empregados;

. Relacionar os tipos de conflitos e seus efeitos decorrentes; e

. Compreender como eles ocorrem no contexto da relação entre pessoas e organizações.

Ao final desta aula, você deverá estar apto a empregar certos referenciais que apóiem melhor as tomadas de decisões no que diz respeito à gestão de pessoas em sua organização.

Sabemos que as pessoas nunca têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito.

O conflito existe quando uma das partes (indivíduo ou grupo) tenta alcançar seus próprios objetivos relacionados com a outra parte, a qual acaba por interferir significativamente no alcance de seus objetivos.

Ele pode ocorrer no contexto da relação entre duas ou mais partes, ou seja, entre pessoas, ou ainda entre grupos e organizações. Também pode se realizar entre mais de duas partes ao mesmo tempo.

Nesta aula, vamos conhecer a natureza dos conflitos mais comuns (interno e externo), os seus níveis de gravidade, as suas condições antecedentes, como eles se desenvolvem ao longo do tempo, e de que forma é possível administrá-los cotidianamente.

Será muito interessante abordarmos este assunto, mas podem ter certeza de que não haverá conflitos no entendimento, Ok ?

Conforme já falamos, existem, notadamente:

o conflito interno (intrapessoal), que envolve dilemas de ordem pessoal; e

o conflito externo, que envolve vários níveis de relações: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intra-organizacional e interorganizacional.

O conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade, conforme explicado abaixo.

Conflito percebido.

Ocorre quando as partes percebem, e compreendem que ele existe, porque elas sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros, e que existem oportunidades para interferência ou bloqueio. É o que se chama de conflito latente, pois as partes percebem que ele existe potencialmente.

Conflito experienciado.

É quando são provocados sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma a parte e outra. É o chamado conflito velado, pois ocorre de modo dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza.

Conflito manifestado.

É expresso por meio de um comportamento de interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes. É o chamado conflito aberto, pois se manifesta sem dissimulação.

Sabendo-se que o conflito é inevitável, devemos estudar as possíveis soluções para o seu problema. Para tanto, devemos conhecer as condições antecedentes dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com