TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remédios

Tese: Remédios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Tese  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

RESUMO.................................................................................................................4

INTRODUÇÃO.........................................................................................................5

DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6

CONCLUSÃO..........................................................................................................7

BIBLIOGRAFIA........................................................................................................8

RESUMO:

Este trabalho de pesquisa busca apresentar os problemas que o descarte de remédios no lixo ou na rede pública de esgoto, pode trazer para as pessoas se o descarte não for de forma correta. Diante disto com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos através da Lei n.º 12.305/2010 e do Decreto n.º 7.404/2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está promovendo campanhas sobre o tema, visando implantar políticas de protecionismo ao meio ambiente e a saúde da população. Assim, objetiva-se conscientizar de forma clara a importância de como tratar deste assunto, visando uma melhoria para todos.

Palavras-chave:1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2. Políticas de protecionismo, 3. meio ambiente.

INTRODUÇÃO

Fundamentais para o tratamento de doenças, os medicamentos podem se transformar num grande problema quando os prazos de validade se esgotam. Além do risco de contaminação ou de intoxicação com seu simples manuseio, nem sempre é fácil se livrar de embalagens, ampolas ou injeções sem criar transtornos ou prejudicar o meio ambiente. O problema é que boa parte da população não sabe disso e, pior, não há postos de recolhimento, e o descarte aleatório de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras atualmente é feito por grande parte das pessoas no lixo comum ou na rede pública de esgoto, podendo trazer como consequências a agressão ao meio ambiente, a contaminação da água, do solo e de animais, além do risco à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou circunstanciais diversos.

DESENVOLVIMENTO

Remédios são essenciais para resolver os problemas de saúde, mas depois que a enfermidade passou, normalmente sobram comprimidos nas caixas, xarope nos vidro e até ampolas de injeção. Tudo isso fica guardado nos armários até perder a validade. E o que fazemos com eles, então? Não há outra alternativa do que jogá-los fora, e os resíduos de medicamentos podem contaminar o solo e a água quando descartados no lixo ou na rede de esgoto comum, o problema é que boa parte da população não sabe disso, não há orientação e não existem postos de recolhimento.

Os mesmos têm componentes resistentes que se não forem tratados acabam voltando para nossa casa e a gente pode até consumir água com restos de remédios. “Eles são produtos químicos e não podem ser jogados no lixo comum”. Uma das alternativas para evitar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com