TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Repasse E Roteamento

Monografias: Repasse E Roteamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  3.957 Visualizações

Página 1 de 7

Repasse

Repasse tem a função de mover os pacotes da entrada para a saída da propriedade do roteador. Também conhecido como Comutação, o repasse em uma rede refere-se à utilização de recursos de rede (meio físico, repetidores, sistemas middleware – programa responsável por intermediar a comunicação entre outros programas) para a transferência de dados pelos diversos equipamentos conectados.

Existem duas principais formas de repasse, o repasse de circuitos e o repasse de pacotes. No repasse de circuitos, há uma pré-existência de um caminho de comunicação dedicado entre os dois computadores.

Um exemplo é como um sistema telefônico que usa circuito de fim-a-fim.

Já no repasse de pacotes, cada pacote de dados possui um endereçamento de destino onde, não se sabe ao certo se, quando o remetente enviar os dados, haverá um caminho de comunicação disponível outra forma de olha também e como um sistema de correio, onde a correspondência é re-roteada em vários pontos. O repasse de pacotes também e o que atua na camada 3 do modelo OSI e suas principais características são:

• Circuitos virtuais que são estabelecidos ao longo da rede, durante a conexão;

• Em uma única conexão física, diversas conexões lógicas podem ser estabelecidas;

• E seu meio de transmissão é compartilhado;

Roteamento

Roteamento é o que determina a escolha de qual caminho na rede os dados irão percorrer, entre o remetente e o destinatário. Existem hoje 3 tipos de roteamento, são eles:

Roteamento Estático: É o roteamento onde as rotas são pré-definidas, ou seja, o administrador as define todas manualmente a vantagem é a sua simplicidade e segurança, mas este tipo de roteamento não poder ser alterado, pelo fato de suas rotas serem programadas de forma que uma vez pronta não pode ter inclusão de novos dispositivos, dado este fato a melhor forma de usar roteamento estático é em redes de pequeno porte e que não haverá alterações futuras.

Roteamento Dinâmico: É o roteamento onde as rotas definidas via protocolos de roteamento dinâmico, esses protocolos possibilitam um roteador a se comunicar com o outro de forma que podem descobrir a informações automaticamente e compartilha-las pela melhor rota disponível ou seja se informação iria por uma rota e se essa esta inacessível este tipo de roteamento vai automaticamente seleciona uma segunda rota acessível, a vantagem do roteamento dinâmico é sua seleção automática de rotas o que te da maior flexibilidade para alterações em sua rede sendo recomendado para redes de grandes portes desvantagens é que cada roteador recalcula a melhor rota sempre que recebe pedidos este tipo de roteamento acaba sobrecarregando a memoria RAM da CPU e assim consumindo o processamento da CPU do roteador. Tendo também menor controle, o que resulta em menor segurança.

Roteamento Default: (quando o roteador não encontra uma rota até a rede de destino em sua tabela de roteamento, o pacote é descartado). Default é o roteamento utilizado para encaminhar pacotes para redes que não estão na tabela de roteamento. Se configurado sozinho, devem ser configurados em redes chamadas stub (Redes stub são aquelas que têm um único ponto de entrada e saída para endereços externos), ou seja, com um único ponto de entrada e saída do tráfego originado e destinado à Internet, respectivamente. As principais vantagens que justificam a utilização de rota default é a redução do tamanho das tabelas de roteamento e do requerimento de hardware (memória e CPU) para manter as tabelas de roteamento atualizadas. Porém, há uma questão subjacente: esta mesma rota default é necessária em todos os roteadores da rede stub. Obviamente que uma opção possível é configurar manualmente a rota default em cada dispositivo, mas esta solução é pouco flexível e complexa.

A camada de rede trata-se do roteamento dos dados, e enviá-los para o destino certo e organização dos pacotes. Simplesmente são rotear e reencaminhar os dados aos seus destinos. Abaixo definimos os 4 serviços existentes na camada de rede:

1º Serviço Roteamento:

Determina as rotas apropriadas para a transmissão dos dados entre dois endereços como (origem e destino).

2º Serviço Segmentação e Blocagem de dados:

As sub-redes envolvidas na comunicação (end-to-end) possuam variedade de tipos e tamanhos de tramas, a camada de rede exercer funções de segmentação de tramas e reagrupamento no destino.

3º Serviço Controle de erro:

Função detectar e dependendo da qualidade do serviço exigida, pode até corrige os erros de alteração, perda duplicação e não ordenação das unidades de dados.

4º Serviço Seqüenciação:

Função ser responsável por manter a ordem das unidades de dados, serviço da rede a serem transmitidas na rede e recebidas pela camada de transporte no destino.

A camada de rede realiza função de tornar transparente para a camada de transporte a forma como os recursos dos níveis inferiores são utilizados para implementar as conexões de rede. Também equacionar e uniformizar as diferenças entre as diversas sub-redes utilizando de forma a fornecer um serviço único aos seus utilizadores independentemente da rede utilizada.

Algoritmo por vetor de distância (Roteamento Dinâmico):

Trabalha com cada roteador e mantém uma tabela de comunicação (Vetor), para escolher a melhor distância a percorrer até o destino e informar qual a linha melhor para a transmissão. As tabelas são atualizadas com trocas de informações com os vizinhos. A unidade métrica utilizada pode ser o número de hops.

O Algoritmo de Roteamento é aparte de um software da camada de rede, que é responsável por decidir a linha de saída a qual será utilizado à transmissão do pacote de entrada.

São enviado Broadcast a tabela de roteamento que envia aos roteadores vizinhos a cada 30seg. Possuem balanceamento de carga com rotas métricas habilitada por default, padrão de 4 rotas podendo ir até a 6 rotas.

A função do algoritmo de roteamento é dar a um conjunto de roteadores a escolher um melhor caminho para a entrega dos dados ao destino com um melhor custo.

Suas características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com