TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteamento de transporte

Seminário: Roteamento de transporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  Seminário  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

Roteirização de Transportes

Definição: É o processo de definição de roteiros, ou itinerários. A roteirização é uma tarefa que surge no processo da distribuição física, envolvendo problemas de programação de viagens, sequenciamento de paradas e visitas.

Aplicações da Roteirização

Além da área privada, onde o uso da roteirização é nitidamente aplicável, no setor público, também existem várias aplicações:

- Planejamento de redes de transporte de carga e passageiros;

- Programação de veículos para execução de serviços públicos;

- Serviço de informação a usuários de transporte;

- Estudos de logística de atendimento aos cidadãos, como transporte escolar ou especial.

Problema de Roteirização

É a roteirização de veículos que minimizem o custo total de atendimento atendendo aos limitadores, tais como:

 Capacidade de Transporte;

 Ganho na Operação;

 Tempo de Realização.

E que poderá ser determinado por:

 Menor Distância;

 Menor Tempo;

 Capacidade do Veículo.

Porém, a roteirização, no sentido mais amplo, pode ser entendida como uma otimização da programação operacional de um ou mais veículos. Este processamento se aplica tanto a rotas urbanas como rodoviárias e o resultado consiste na alocação racional de serviços de transporte (coleta e/ou entrega) à frota e a definição dos itinerários (roteiros), com a consequente ordem de atendimentos a serem realizados. Quando o horário para atendimento de determinado cliente é limitado, por exemplo, entre 8h e 12h, o problema é denominado de programação com janela de tempo.

O objetivo da otimização compreende a minimização da distância percorrida, do tempo despendido ou do custo de operação, considerando restrições, como horários de atendimento impostas pelos clientes ou restrições de circulação e estacionamento de veículos.

Do ponto de vista de modelagem matemática, este tipo problema é bastante complexo, não existindo algoritmos de solução rápida e exata que considerem todas estas variáveis. Desta forma, as soluções adotadas são algoritmos heurísticos (não otimizadores do ponto de vista matemático, mas que produzem soluções próximas de ótimas).

Aplicações

Considerando a roteirização no sentido mais restrito de determinação de caminhos, os algoritmos permitem subsídio para sistemas LBS, como buscar o ponto de serviço mais próximo, ou como chegar a este ponto. Também se aplica ao cálculo de custos de transporte, a fim de programar ou aferir despesas com combustíveis, tempos de viagem, despesas com pedágios ou mesmo a remuneração de frete.

Já no sentido de roteirização mais amplo, empresas e órgãos, privados ou públicos, enfrentam, no dia-a-dia, problemas que envolvem a alocação e programação de veículos para atendimento dos serviços, no que tange à montagem da carga de cada veículo, seu despacho e definição das respectivas sequências e horários programados.

Os diferentes problemas de programação de veículos podem ser classificados em três grupos, segundo a finalidade do serviço:

- Coletas e entregas de cargas;

- Transporte de passageiros;

- Prestação de serviços.

No transporte de passageiros, pode-se citar o transporte escolar, de pessoas com necessidades especiais, serviços de fretamento de ônibus para transporte de funcionários de empresas, sistemas de táxi, etc.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com