TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verificação do grau de inter-relação entre a aplicação de ações de responsabilidade social no processo de marketing final e o roteamento de pessoal na organização

Pesquisas Acadêmicas: Verificação do grau de inter-relação entre a aplicação de ações de responsabilidade social no processo de marketing final e o roteamento de pessoal na organização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

1.1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Nos dias atuais as estruturas organizacionais estão mais complexas. Antes, focavam-se os processos, mas com as mudanças que vêm ocorrendo no cenário empresarial, percebeu-se a importância de enfatizar o comportamento dos indivíduos, analisando os relacionamentos interpessoais, suas motivações e interesses.

Neste contexto, o presente estudo terá por objetivo verificar qual o grau de relação entre a aplicação de ações de responsabilidade social dentro do processo de endomarketing e a rotatividade de pessoal na organização.

Serão abordados temas relacionados ao endomarketing trazendo alguns conceitos e outras áreas de conhecimento que estão envolvidas no seu processo de implantação, bem como se a inclusão das ações de responsabilidade social tem alguma influência na questão da rotatividade de pessoal no quadro funcional.

Segundo Bekin (2004) endomarketing é o marketing voltado para dentro da empresa. Neste sentido, acrescenta que a empresa tem como objetivo final criar produtos ou serviços onde a qualidade atenda às necessidades e expectativas do consumidor.

A aplicação do endomarketing no dia a dia das empresas pode ter um resultado muito positivo, pois pode trazer um maior comprometimento das equipes de trabalho, uma vez que estimula e motiva as pessoas. Assim sendo, a aplicação de ações de responsabilidade social voltadas para seus colaboradores, de alguma forma podem ajudar a empresa a obter um melhor resultado por meio do desenvolvimento de seus recursos humanos, podendo também diminuir a rotatividade de pessoal, à partir do momento em que seus colaboradores se sintam mais motivados, valorizados e satisfeitos com as atitudes da empresa.

A rotatividade de pessoal é a relação entre admissões e os desligamentos de profissionais ocorridos de forma voluntária ou involuntária. A rotatividade de pessoal é abordada por Chiavenato (1999) como uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão de obra. Para combater este fenômeno é preciso detectar as causas e fatores determinantes, pois a sua alta reflete na produção, no clima organizacional e no relacionamento interpessoal, podendo se tornar uma barreira no caminho para a empresa conseguir seu objetivo final.

A rotatividade de pessoal, segundo Lucena (1995, p.198-199), quando relacionada com a ausência de planejamento, dentre outras coisas, pode significar também investimentos perdidos, afetando o desempenho da produtividade da empresa, aumentando também os custos de admissões e de demissões. Ainda segundo a autora o controle e a eliminação da rotatividade de pessoal devem fazer parte dos objetivos e das políticas de toda organização.

A metodologia utilizada será através de pesquisa exploratória e quantitativa, bem como um estudo de caso na empresa Alpha, que atua no ramo da construção civil, possuindo sua sede no Bairro Praia do Canto - Município de Vitória-ES, onde será aplicado um questionário com questões fechadas, o que significa que o respondente deve escolher uma das alternativas de respostas que melhor evidencie a situação (BEUREN, 2004).

A empresa Alpha foi fundada em 1989 iniciando suas operações no ramo da Construção Civil e hoje conta com outras unidades de negócio como, engenharia, shoppings, participação em hotéis e carteira de imóveis. Conta com um quadro funcional de mais de 800 colaboradores e um total de 60 empreendimentos construídos, se tornando uma empresa consolidada no mercado capixaba. Como ações no processo de endomarketing, elabora alguns projetos voltados para o crescimento profissional de seus colaboradores, bem como incentivos relacionados à saúde e bem estar dos mesmos. No decorrer deste trabalho serão expostas algumas ações aplicadas pela empresa no processo de endomarketing, como projetos e campanhas de incentivo motivacionais voltadas para seus colaboradores.

1.2 PROBLEMA

Neste contexto, a pergunta central para o problema levantado neste trabalho é:

Qual o grau de relação entre aplicação de ações de responsabilidade social dentro do processo de endomarketing e a rotatividade nas organizações?

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Geral

Verificar se a aplicação das ações de responsabilidade social dentro do processo de endomarketing tem relação com a rotatividade de pessoal na organização.

1.3.2 Específicos

• Realizar pesquisa bibliográfica para conceituar responsabilidade Social, endomarketing e rotatividade de pessoal.

• Identificar as ações de responsabilidade social utilizadas pela empresa Alpha no processo de endomarketing.

• Descrever a percepção dos colaboradores em relação às práticas de responsabilidade social da empresa.

• Verificar se as aplicações das ações de responsabilidade social estão correlacionadas com a rotatividade de pessoal na organização.

1.4 DELIMITAÇÕES DO TEMA

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com