TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos das Construcao Civil

Por:   •  28/6/2016  •  Monografia  •  2.496 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PARANAENSE- UNIPAR

NOME (S) DO ACADÊMICO (S)

(Tamanho Arial ou Times 14 em negrito, centralizado em negrito)

TÍTULO (Tamanho Arial ou Times 14 em negrito, centralizado em negrito)

CASCAVEL

2016(Tamanho Arial ou Times 14 sem negrito, centralizado em negrito)

NOME (S) DO ACADÊMICO (S)

(Tamanho Arial ou Times 14 sem negrito)

TEMA

(Tamanho Arial ou Times 14 em negrito somente o título/ subtítulo sem negrito)

Projeto de pesquisa apresentado para a qualificação do Curso de Engenharia Civil, como requisito básico para obtenção do titulo de bacharel da Universidade Paranaense- UNIPAR – Cascavel/ PR .

Orientador (a):

(Tamanho arial ou times 10/ Recuo 7,5 cm)

local

2016

(Tamanho Arial ou Times 14 em negrito)

LISTA DE TABELAS/GRAFICOS/FOTOS/FIGURAS ETC

SUMARIO

I. TITULO

Instruções básicas de descarte para resíduos sólidos em obras de pequeno porte.

II. JUSTIFICATIVA

Instruir o descarte correto ou alternativo para resíduos sólidos, o que não aplica-se apenas na etapa inicio/fim da obra, e sim em atitudes tecnicamente corretas, que além de prevenir a saúde do meio ambiente, se faz uma atitude de respeito e responsabilidade com a sociedade. No geral utiliza-se o meio ambiente como principal justificativa para o correto descarte, no entanto, essa atitude influencia em diversas áreas, assim como reciclagem, fato que gera empregos e renda para diversas famílias brasileiras e de outros países, além do fator poluição.

O destino a ser definido para materiais não utilizáveis ou não reutilizáveis em uma obra, certamente pode mudar vidas, desta forma, engenheiros pretendem contribuir socialmente para que isto seja possível, pois nada se perde, tudo se transforma. Sendo assim, acredita-se que por crédito de pesquisas, este trabalho será fonte de informação para os demais.

III_ OBJETIVOS

3.1 GERAL

Verificar atitudes atuais de descarte de resíduos da construção civil, e apresentar formas corretas e demais oportunidades.

3.2 ESPECÍFICOS

a) Analisar formas de descarte utilizadas;

b) Descrever meios de descarte utilizados de forma incorreta;

c) Apresentar oportunidades para contribuir com a sociedade e meio ambiente;

d) Propor alternativas lucrativas para empresas e construtores individuais;.

IV- PROBLEMA

Os meios de descarte utilizados atualmente atendem as necessidades da sociedade de forma adequada e correta?

V- HIPOTSES

O setor de construção civil está em evidente crescimento no Brasil. O que apresenta uma boa noticia em diversos aspectos, pois o país está avançando e diminuindo seu déficit de habitações em todo o território nacional habitável. Contrapartida este avanço traz um subproduto indesejável, milhões de toneladas de resíduos sólidos.

A Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010 e apenas em vigor desde 2014, considera com resíduos da construção civil todos materiais sólidos que sobram de demolições, reformas, construções e até mesmo escavações de terrenos. Esta lei sugere algumas prioridades: despejo ambiental adequado, reciclagem, reutilização e não geração desses.

Para se instalar e ser utilizada em todos municípios, a PRNS está criando o gerenciamento de resíduos sólidos, onde deverá apresentar a origem dos materiais, volume, caracterização, diagnóstico dos materiais incluindos os passivos ambientais, descrição dos responsáveis por todas etapas da geração, definição dos procedimentos e responsáveis.

Estas medidas não são apenas uma formalidade das etapas do procedimento construtivo, mas sim de um instrumento de gestão ambiental e econômica que evita o desperdício de dos materiais, além de contribuir para regras ambientais, pode diminuir custos de matéria prima e até gerar lucros sobre eles.

Tendo em vista que a construção civil pode afetar diretamente o meio ambiente através do consumos e exploração dos recursos naturais, os residuos podem ser reciclados e desta forma diminuir o impacto.

Quem gerar residuos que não forem transportados, armazenados e separados para descarte de acordo com as regras da PNRS, terá de responder em setores civeis, penais e administrativos.

Outra forma positiva de incentivar o correto destino final dos materiais,, é informar que empresas que trabalharem com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com