TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECICLAGEM DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FEIRA DE SANTANA: CUSTO X QUALIDADE X BENEFÍCIO.

Pesquisas Acadêmicas: RECICLAGEM DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FEIRA DE SANTANA: CUSTO X QUALIDADE X BENEFÍCIO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 7

RECICLAGEM DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FEIRA DE SANTANA:

CUSTO x QUALIDADE x BENEFÍCIO.

Carlos Alberto de Jesus1

Carlos André de Jesus1

Eleaci Dias Magalhães1

Fabiana Gonçalves1

Ivanilson dos Santos1

Joice Santana1

Lázaro Magno1

Lidianne Farias1

Marina Barros1

Sérgio Simas1

RESUMO

A presente pesquisa tem como temática os resíduos produzidos na construção civil e que passam a serem visto como uma fonte alternativa de matéria prima. A quantidade de entulho gerado nas construções das cidades brasileiras demostram um enorme desperdício de material, com o seu devido reciclo e tecnologia agregada para a sua reutilização no setor civil obtém-se também menores custos no gerenciamento de obras. Os custos desse desperdício ou dos benefícios da reciclagem distribuídos por toda a sociedade. Contudo a pesquisa destacou também a importância de reciclar esses resíduos por seus diferentes tipos e por vários aspectos como economia da matéria prima, menor impacto ambiental, redução de gastos para à produção com favorecimento em outras etapas do empreendimento.

Palavras Chave: Resíduos, alternativa, reutilização, gerenciamento, obras.

___________________________________________________________

1 Graduando em Engenharia Civil pela Faculdade de Tecnologia

ABSTRACT

This research has as its theme the waste produced in construction and is to be seen as an alternative source of raw material. The amount of debris generated in the construction of Brazilian cities demonstrate a huge waste of material, due to its recycling and aggregate technology for reuse in the civilian sector is also achieved lower costs in construction management. The costs of such waste or recycling benefits distributed throughout society. However the research also highlighted the importance of recycling these wastes by their different types and various aspects such as raw material economy, reduced environmental impact, reduced spending for the production with favoritism in other stages of development.

Key-Words: Waste, alternative, reuse, management, works.

INTRODUÇÃO

A abordagem do tema “Reciclagem de resíduos na construção civil em Feira de Santana: Custo x Qualidade x Benefício”, revela uma importante reversão no nível de prioridade que o assunto normalmente preenchia, não apenas na concepção e produção da edificação, mas dentro das cadeias produtivas do setor da Construção Civil. A legislação própria relacionada aos resíduos gerados pelo setor estabelece a responsabilidade pela geração ao que antes era conhecido apenas por entulho.

A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. Uma construção, por menor que seja, incorpora grande quantidade de materiais que no final das obras geram grande quantidade de resíduos que resulta um custo desnecessário na obra.

Muitas cidades brasileiras já criaram e lidam muito bem com centrais de reciclagem do resíduo gerado pela construção e pela demolição, produzindo agregados utilizados predominantemente como sub-base de pavimentação e isso inclui Feira de Santana, na Bahia. A reciclagem de resíduos pela indústria da construção civil vem se consolidando como uma prática importante para a sustentabilidade seja atenuando o impacto ambiental gerado pelo setor ou reduzindo os custos. Dessa forma como a reutilização de resíduos da construção civil vai favorecer o gerenciamento de obras na cidade de Feira de Santana?

Na atualidade da construção civil, é notável a incessante busca por redução de custos, entretanto quando essa redução é feita de maneira irresponsável verifica-se deturpações na qualidade da obra. A industrialização e o crescente desenvolvimento urbano desencadeou uma grande preocupação relacionada com a destinação de resíduos sólidos da construção civil. Sabemos que esta atividade econômica representa cerca de 40 a 60% dos resíduos sólidos urbano nas grandes cidades. Com essa constatação esse grande volume de resíduos pode ser adequado para um melhor custo benefício do gerenciamento em obra. O processo de reutilização de resíduos sólidos nos proporciona uma excelente oportunidade em termos de benefícios, sociais e financeiros, reduzindo o consumo de agregados naturais, o consumo de energia e eliminando os custos com transporte, aliando a redução de custos na obra sem que por conta disso rebaixe-se o seu nível de qualidade. Muitas são as aplicações do entulho processado, tais como: Pavimentação de estradas rurais, fabricação de blocos, calçadas, banco de praça, calçamentos, tijolos ecológicos, pisos e contra pisos, tubos, mourões e enchimento de fundações.

O projeto de pesquisa tem como base associar o custo-benefício de obras de pequeno e grande porte, através da gestão de resíduos sólidos, aplicada à construção civil que é o foco atual da sociedade moderna. Buscando através dessas falhas de avaliação e execução de projeto a interação da ciência que trata da construção e outra da qualidade final da obra.

As formas mais usuais de aproveitamento de resíduos, muitas vezes, foram realizadas baseando-se em aspectos qualitativos – como textura, forma, granulometria, cor, capacidade de aglutinar –, sem qualquer tipo de investigação que pudesse dar por embasamento características que fornecessem justificativas para avaliar o comportamento ao longo do tempo, expondo a edificação a riscos de contaminação, além do comprometimento devido à exposição. Os custos deste desperdício de entulho são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com