TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resinas Alquídicas

Ensaios: Resinas Alquídicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

As resinas sintéticas são polímeros preparados via processos de polimerização por adição ou por condensação. São amplamente utilizadas, na forma de soluções ou dispersões, na produção de tintas (a resina é o veículo responsável pelo brilho e pelas propriedades físicas do filme após a secagem) e adesivos.

Uma segunda classificação refere-se ao tipo de comportamento após a aplicação:

• Termofixas: Resinas que sob a ação do calor sofrem um processo de reticulação interna (crosslinking), o que é tecnicamente chamado de processo de cura. O filme final é insolúvel em solventes.

o Este processo de cura é promovido através do uso de grupos funcionais reativos (sistemas mono ou poli componentes). Ex: cura do filme de uma resina acrílica hidroxilada com uma resina melamina-formaldeído a 140°C (processo utilizado na maioria das montadoras de veículos do Brasil).

• Termoplásticas: Resinas cujo processo de formação de filme ocorre exclusivamente pela secagem física (evaporação de solventes). Se o filme final for exposto aos solventes adequados será solubilizado novamente. Geralmente são utilizadas resinas acrílicas com alta temperatura de transição vítrea (Tg), comumente chamadas "lacas acrílicas".

o Este tipo de sistema não é muito utilizado na produção de tintas devido a sua baixa performance quanto a resistência aos solventes e a excessiva emissão de VOC (sigla para Volatile Organic Compounds, ou compostos orgânicos voláteis). Estas resinas precisam ter um peso molecular muito alto, o que demanda uma quantidade excessiva de solventes a fim de obter uma viscosidade de aplicação adequada.

No Brasil, as principais classes de resinas utilizadas em tintas atualmente são:

• Acrílica: Utilizadas principalmente a formulação de tinta latex, para pintura arquitetônica.

• Vinílica: Idem à acrílica.

• Poliester: Utilizadas em basecoats automotivos.

• Alquídica: Resinas de baixo custo e baixa resistência química, produzida a partir de óleos vegetais modificados.

• Melamina-Formaldeído: Utilizadas em sistemas de cura em estufa (120-180°C), em conjunto com outras resinas hidroxiladas, como alquídicas e acrílicas.

• Epóxi: utilizadas em diversas aplicações, principalmente industriais, com excelentes propriedades físicas e químicas (exemplo: adesão).

• Poliuretana: Utilizada em pintura e repintura automotiva por apresentar melhor resistência à radiação ultra-violeta.

• Nitrocelulose: Extremamente utilizada na forma de laca como seladora para madeira.

As resinas alquídicas são poliésteres modificados. Obtidas pela reação de um poliálcool com um poliácido modificadas com óleos vegetais e outras resinas. Esta reação resulta em um poliéster modificado. Sem óleos secativos (são produzidos a partir de linhaça e mamona) podem ser duras e frágeis. Têm boa aderência e dureza elevada. São dissolvidas em ácidos fortes. A secagem (lenta ou rápida) se dá ao ar e é responsabilidade dos óleos que

as compõem. As de secagem lenta são fabricadas com teores altos de óleo e as de secagem rápida são produzidas com resinas curtas ou médias em óleo.

Modernamente as resinas alquídicas são produzidas também à base de água. São praticamente as mesmas resinas dissolvidas em solventes, porém emulsionadas em água e sem solventes. Aditivos especiais foram

desenvolvidos para possibilitar a emulsão e para dispersar os pigmentos em água. A secagem destas resinas ocorre pelo mesmo mecanismo daquelas à base de solventes e se inicia após a evaporação da água.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »