TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçao De Resina Pet

Pesquisas Acadêmicas: Produçao De Resina Pet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 4

Produção da Resina PET

 Polietileno Tereftalato(PET)

Aplicações: Embalagens para bebidas, refrigerantes, água mineral, alimentos, produtos de limpeza, condimentos; reciclado, presta-se a inúmeras finalidades: tecidos, fios, sacarias, vassouras.

O Poli (Etileno Tereftalato), conhecido pela sigla em inglês PET, é classificado quimicamente como um polímero poliéster termoplástico.

O PET é produzido industrialmente por esterificação direta do ácido tereftálico purificado (PTA) com monoetileno glicol (MEG). Ou seja, esses dois elementos (PTA e MEG) são misturados, formando uma pasta que, durante o processo de fabricação, reagirão entre si, passando por cristalização e formando o PET como conhecemos: grãos brancos e opacos.

A resina PET é produzida em duas fases:

1- O PET amorfo é obtido pela polimerização no estado líquido com VI em torno de 0,6.

2- Na pós-condensação no estado sólido a resina PET amorfa - obtida na primeira fase de fabricação - é cristalizada e polimerizada continuamente (reação 3). Nesse processo, a VI do polímero é aumentada tipicamente a 0,8dl/g. A resina é então embalada, estando pronta para ser comercializada.

Peso Molecular: - A propriedade mais significativa do PET. O peso é um indicativo do número médio de unidades de repetição PET individuais que são agrupadas para formar uma corrente molecular única.

Viscosidade intrínseca do PET: - É o modo pelo qual podemos definir o seu peso molecular corretamente.

 PVC - Policloreto de vinila ou cloreto de polivinila

Aplicações: Telhas translúcidas, portas sanfonadas, divisórias, persianas, perfis, tubos e conexões para água, esgoto e ventilação, esquadrias, molduras para teto e parede.

O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo). Como todo plástico, o vinil é feito a partir de repetidos processos de polimerização que convertem hidrocarbonetos, contidos em materiais como o petróleo, em um único composto chamado polímero. O vinil é formado basicamente por etileno e cloro.

 PS - Poliestireno

Aplicações: Grades de ar condicionado, gaiútas de barcos (imitação de vidro), peças de máquinas e de automóveis, fabricação de gavetas de geladeira, brinquedos, isolante térmico, matéria prima do isopor. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor, que a deixa em forma líquida ou pastosa. O poliestireno expandido (EPS), mais conhecido no Brasil pelos nomes comerciais isopor e estiropor.

Suas principais características são:

Fácil processamento por moldagem a quente

 Fácil coloração

 Baixo custo

 Semelhante ao vidro

 Elevada resistência a álcalis e ácidos

 Baixa densidade e absorção de umidade

 Baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries.

Aplicações: Entre as diversas aplicações, incluem-se:

 Dado que é quimicamente bastante inerte se utiliza como substrato para o cultivo de orquídeas.

 No aeromodelismo é usado na confecção de asas, profundores/estabilizadores, lemes e outros elementos aerodinâmicos com a vantagem da precisão e baixo peso e baixo valor comercial.

• PP - Polipropileno

Aplicações: brinquedos, recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos, carcaças para eletrodomésticos, fibras, sacarias (ráfia), filmes orientados, tubos para cargas de canetas esferográficas, carpetes, seringas de injeção, material hospitalar esterilizável, autopeças (pára-choques, pedais, carcaças de baterias, lanternas, ventoinhas, ventiladores, peças diversas no habitáculo), peças para máquinas de lavar.

Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero ou plástico, derivado dopropeno ou propileno e reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número "5" por dentro e as letras "PP" por baixo. A sua forma molecular é (C3H6)x.

O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno (PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.

Principais propriedades:

 Baixo custo;

 Elevada resistência química e a solventes;

 Fácil moldagem;

 Fácil coloração;

 Alta resistência à fratura por flexão ou fadiga;

 Boa resistência ao impacto acima de 15 °C;

 Boa estabilidade térmica;

 Maior sensibilidade à luz UV e agentes de oxidação, sofrendo degradação com maior facilidade.

Aplicações:

 Brinquedos;

 Bumerangues;

 Copos Plásticos;

 Recipientes para alimentos, remédios, produtos químicos;

 Calças para eletrodomésticos;

 Fibras;

 Saca-rolhas;

 Filmes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com