TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução Exercícios Maquinas Hidraulicas e Pneumáticas

Por:   •  30/8/2016  •  Exam  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  2.346 Visualizações

Página 1 de 5

188 R - MAQUINAS HIDRAULICAS E PNEUMATICAS

Exercício 01 - Mod. 5

A Figura a seguir mostra 3 cilindros hidráulicos conectados em série. 

Suponha que o esquema seja utilizado para erguer uma carga e admitindo que o curso seja L=30cm, r=2;1, Dp1=8cm e F=9000N. 

Calcule a pressão, em bar, para que a carga seja erguida em 10 segundos.

[pic 1]

R: 42 bar

Exercício 2 – Mod. 5

A Figura a seguir mostra 3 cilindros hidráulicos conectados em série. Suponha que o esquema seja utilizado para erguer uma carga e admitindo que o curso seja L=30cm, r=2;1, Dp1=8cm e F=9000N.

Para esse circuito hidráulico, calcule a potência de uma bomba, em kW, 

considerando que seu rendimento seja 80% para que a carga seja erguida em 10 segundos

R: 1,4kW

Exercício 3 – Mod. 5

A Figura a seguir apresenta um circuito hidráulico contendo atuadores ligados em paralelo. 

O sentido do vetor força F representa a força peso e as demais setas triangulares, o sentido de deslocamento dos atuadores para cima.

Suponha que o esquema seja utilizado para erguer uma carga e admitindo que o curso seja L=30cm, r=2;1, Dp1=4cm e F=9000N.

Calcule a vazão em Litros/min, para que a carga seja erguida em 10 segundos.

R: 7,2 l/m

Exercício 1 – Mod. 6

Em um reservatório estão armazenados 10m³ de ar comprimido a uma temperatura ambiente de 20ºC e a uma pressão relativa de 600Kpa (6 bar). No período da tarde, com o Sol incidindo diretamente no reservatório a temperatura aumenta, o termômetro indica uma temperatura de 45ºC. De quanto será o aumento (acréscimo) de pressão?

Exercício 2 – Mod. 6

À temperatura de 25ºC a umidade relativa do ar 65%. Qual a quantidade de água em 1m³ de ar? O ponto de condensação a 25ºC é aprox. 24 g/m³ • 0,65 = 15,6 g/m³.

R: Quando o ar atmosférico é comprimido a capacidade de retenção de vapor de água é o equivalente ao seu “volume reduzido”, a menos que a temperatura não aumentesubstancialmente, a água excedente será eliminada por condensação

Exercício 3 – Mod. 6

10 m³ de ar atmosférico a 15ºC e umidade relativa 65% se comprime a uma pressão relativa de 6 bar, a temperatura sofre um incremento de 10ºC e chega a 25ºC. Qual a quantidade de água que será eliminada?

R 50,6 g

Exercício 4 – Mod. 6

Um reservatório de ar comprimido não faz parte obrigatoriamente do compressor, mas tem as seguintes funções:

R: estabilizar a distribuição do ar comprimido; eliminar oscilações de pressão na rede; separar parte da umidade existente no ar; garantir reserva de ar

Exercício 5 – Mod. 6

Nos diversos processos industriais, os sistemas de ar comprimido desempenham papel fundamental na produção e representam parcela expressiva do consumo energético da instalação.  Entretanto, nem sempre estas instalações recebem os cuidados devidos, passando a ser uma fonte constante de desperdícios. Um sistema de ar comprimido corretamente projetado ira proporcionar maior confiabilidade e eficiência nas ferramentas pneumáticas bem como diminuirá os custos com energia. Esse sistema compreende três componentes principais: 

R: o compressor, a rede de distribuição e os pontos de consumo

Exercício 6 – Mod. 6

Uma instalação de ar comprimido é normalmente equipada com um ou mais reservatório de ar que têm por funções: armazenar o ar comprimido para consumo; equalizar as pressões das linhas de consumo; eliminar umidade do ar. Deve ser instalado fora da casa dos compressores e preferencialmente na sombra. Sua capacidade deve ser:

R: de 6 a 10 vezes a capacidade do compressor pôr segundo.

Exercício 7 – Mod. 6

Conforme a necessidade os mais diferentes tipos de acionamento podem ser adaptados às válvulas direcionais. Os símbolos de acionamento desenham-se horizontalmente nos quadrados. A seguir é apresentado um desses símbolos. Escolha a alternativa que apresenta a resposta correta.[pic 2]

R: Válvula direcional de 4 vias, 2posições acionada diretamente por acréscimo de pressão retorno por mola

Exercício 1 – Mod. 7

As hastes de um cilindro de ação simples devem avançar a partir de dois pontos distintos, conforme mostra a Figura. É correto afirmar que: 

[pic 3]

R: Ao ser acionada a válvula 1.2 o ar comprimido circula de P para A, e na válvula alternadora de X para A e vai para a câmara do cilindro. O mesmo ocorre quando se aciona a válvula 1.4.

Exercício 2 – Mod. 7

Analisando ainda o problema 1 é correto afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (76.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com