TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Ambiental

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

 Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

O Caminho da Sustentabilidade: Agenda 21 Pessoais                                                                                                                 REGINALDO FERNANDO APOLINARIO

 8073859511

Atividade de Autodesenvolvimento

        

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

O Caminho da Sustentabilidade: Agenda 21 Pessoais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional de Taubaté, como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Sumário

1- INTRODUÇÃO.........................................................4

2- AGENDA 21 PESSOAIS............................................5

3- DESENVOLVIMENTO..............................................6

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................7

5- REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA...............................8

1. Introdução

Implanto na verdade a minha Agenda 21 pessoais para gerar mudanças nas minhas atitudes e ações de meio convívio, em minha casa, trabalho e na comunidade como todo, como forma de conscientização, orientação e preservação para que as gerações futuras possam através de minha colaboração ter uma qualidade de vida melhor.         

2. Agenda 21 Pessoais

1- Economizar energia elétrica: desligar todos os eletrodomésticos da tomada quando não estão sendo usados, manter luzes apagadas se não estiver utilizando, se possível usar lâmpada econômica.

2- Preservar e economizar recursos naturais: Exemplos: Criar um reservatório para captação de        

Água da chuva; criar um reservatório para armazenar aguas de lavagem de roupas.

3- Reciclar o óleo de cozinha: não lançar na natureza e rede de esgotos, colocá-los em recipientes para serem doados aos recolhedores do mesmo para serem usados na fabricação de sabão, e outros derivados.

4- Reciclar os resíduos (lixo) domésticos separando os recicláveis dos orgânicos, diminuindo geração destes resíduos, e colaborando com a coleta seletiva da minha cidade e divulgar.

5- Plantar árvores e plantas nativas da minha região, promovendo assim a preservação das nascentes e da biodiversidade brasileira.

6- Economizar água: mantendo a torneira fechada na hora de escovar dentes e lavar louça, diminuir o tempo de banho, usar a água da máquina de lavar para limpeza do quintal.

7- Encontrar na internet projetos e pessoas com o mesmo objetivo e divulgar e compartilhar suas   ideias com estas finalidades;        

8- Verificar se na minha cidade há uma Agenda 21 locais, e colocar-me a disposição voluntária para auxilio nesta agenda.

9- Resíduos sólidos (lixos eletrônicos) - me informar sobre os locais que recebem descartes de pilhas, baterias, lâmpadas e outros, em minha cidade.

10- Promover educação ambiental na comunidade: Com orientações, palestras nas escolas, igrejas e principalmente para os que convivem comigo e os amigos sobre a importância da sustentabilidade ambiental.

3. Desenvolvimento:

Ao implantar a Agenda 21, percebi que pequenas atitudes podem e muito colaborar com o meio ambiente. Ao meu ver no dia a dia preciso adquirir conhecimentos e procurar sempre novos recursos, devo deixar de ser individualista, e procurar agir sempre de maneira mais saudável em torno de nosso meio ambiente e garantir um futuro melhor para futura geração. Se cada um fazer um pouco, ajudará muito. Na conscientização e incentivos dos órgãos sociais e públicos favorecerão muito o nosso planeta. Na terra vivemos hoje um mundo de transformações, tudo é possível ser transformado, principalmente os nossos pensamentos e ações mas devemos fazê-lo de forma consciente, favorecendo da melhor maneira possível a sustentabilidade. Exemplos seriam vários: o papel se transforma em literatura, água em energia elétrica, sol em energia solar, matérias recicláveis em outros produtos. Mas não temos recursos suficientes para o nosso ímpeto transformador. Podemos começar pegando alguns punhados de sementes para transformar nossa natureza e várias espécies de plantas. Investir na expansão da produção agrícola e nas práticas de baixa produção de carbono, inclusão social, reduzir desmatamentos, evitar as queimadas conservar a natureza e a biodiversidade, buscar meios de compensar a perda do nosso passado, para que as gerações futuras possam ter um viver mais saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com