TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas dos Exercícios de Fixação

Ensaio: Respostas dos Exercícios de Fixação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Ensaio  •  6.970 Palavras (28 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 28

Respostas dos Exercícios de Fixação

1) Conceitue que é internet, intranet e extranet?

• Internet é uma rede mundial de computadores que interliga todos os computadores no mundo a ela conectados usando um protocolo chamado de TCP/IP e permitindo que uma informação possa ser compartilhada em questões de segundos por todos as pessoas do planeta que acessam tal rede.

• Intranet é uma rede interna de uma empresa que pode se localizar em diferentes municípios, estados ou países e que tem seu acesso controlado normalmente por nome de usuário(login) e senha.

• Extranet é uma forma de permitir que os usuários possam acessar a Intranet de uma empresa a partir de um acesso de Internet. Normalmente implementado com fortes regras de segurança de acesso Redes Privativas Virtuais (VPN).

2) Fale resumidamente como surgiu a internet.

• Internet surgiu na década de 1960 com a finalidade de proteger as informações das Forças Armadas Americanas, a partir da década de 70 as universidades puderam acessar tal rede para desenvolvimento de seus trabalhos científicos , sendo que logo depois a rede cresceu de uma tal forma que foi separada uma exclusivamente para os militares e outra para a comunidade acadêmica surgia a Internet. No Brasil a Internet foi disponibilizada praticamente na segunda metade da década de 90.

3) Cite algumas vantagens ao utilizar a internet.

• Disponibilização de uma informação de forma imediata para todos as pessoas a ela conectada. Comércio Eletrônico, Ensino à distância, Comunicações com áudio e vídeo em tempo real, etc.

4) O que é TCP/IP?

• Protocolo que de Controle de Transmissão e Protocolo de Internet permitem que todos os computadores ligados a Internet consigam se comunicar por falar a mesma língua (protocolo).

5) O que é firewall?

• Firewal é um conjunto de programas e hardware cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede, implementando regras de segurança para rede. As empresas utilizam o firewall para proteger as suas redes contra atividades não autorizadas de usuários tanto da Internet como da própria Intranet.

6) Para que serve um Proxy?

• O Proxy é um servidor que recebe as requisições de um usuário analisando-as e repassando ou não para frente, ou seja, um usuário conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web, ou outro recurso disponível noutro servidor. O proxy muitas vezes autentica o usuário para o serviço que ele pretende acessar permitindo ou não tal acesso com base nos direitos que tal usuário tenha.

7) O que é um DNS?

• O DNS ou Servidor de Nomes de Domínio converte nomes da Internet em endereços IP correspondente. Desta forma ele permite que utilizemos a Internet sem ter que decorar longos números.

8) HTTP e HTML para que servem?

• HTTP ou protocolo de transferência de hipertexto é o protocolo de comunicação entre um cliente e um servidor onde a sigla HTTP é encontrada nos endereços de páginas Web (os URLs). Já HTML é uma linguagem de marcação utilizada para desenvolvimento de páginas para Web.

9) Qual a diferença entre HTTP e HTTPS.

• Os dois são protocolos de hipertexto sendo que o HTTPS possui uma camada segura para transferência de dados, solução esta que é muito usada por sites de bancos e de comércio eletrônico. Para que sejam efetuadas transações seguras, normalmente de forma autenticada e criptografada.

10) Explique quais são as principais vantagens e desvantagens de um site estático e de um site dinâmico?

• Os sites Estáticos são a melhor solução em situações que se deseja colocar uma informação que não será alterada em uma página, pois tem custo baixo e por utilizar apenas design e recursos basicamente em HTML tem um custo baixo e rápida implantação. Já os sites Dinâmicos são construídos de forma a facilitar a manutenção do site, possibilitando de forma simples que qualquer pessoa possa incluir, alterar, excluir textos e imagens em suas páginas. Como desvantagem tem um custo mais elevado e um tempo maior para seu desenvolvimento.

11) Explique a vantagem da utilização de animações em um site.

• Um site com animações prende muito mais a atenção do que um site sem esta característica pois as imagens em movimento, por si só, já despertam a curiosidade do usuário.

12) Quando podemos afirmar que um site tem seu conteúdo interativo?

• Quando o site permite uma troca de informações em tempo real com o usuário, seja através do programa instalado no próprio computador deste usuário, ou seja através de um servidor de aplicações.

13) Explique as principais características de uma linguagem Client-side e uma Server-side.

• Em uma linguagem do tipo Client-side todo o processamento é realizado no computador do usuário e este precisa ter o navegador correto e muitas vezes atualizado para poder executar algumas destas operações. Já em um linguagem do tipo Server-side o servidor faz todo o trabalho antes do resultado ser enviado para o computador do cliente.

14) Cite os exemplos que Linguagem de Marcação que você conhece.

• HTML, XML e XHTML

15) Informe qual a área de atuação dos órgãos reguladores IEEE, W3C e ICANN.

• ICANN é o órgão responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da Internet, entre eles os nomes de domínio (como .org, .museum e códigos de países, como .UK) e os endereços usados em vários protocolos da Internet. O IEEE define principalmente padrões para equipamentos eletrônicos que serão utilizados nas redes em todo o mundo, como por exemplo o padrão de rede Wireless IEEE 802.11 n. O W3C é responsável pelo desenvolvimento de padrões para Web.

16) Explique o que é uma tag.

• São caracteres que definem o início e o fim de uma determinada estrutura em HTML, como por exemplo, <head> e </head>.

17) Qual a diferença entre uma tag vazia e uma de container?

• Em uma tag vazia não é necessário inserir a tag correspondente de encerramento já em uma tag container o encerramento deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com