TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões de segurança

Ensaio: Respostas às questões de segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Ensaio  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

1) COM BASE N TEXTO E NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO RESPONDA ÀS QUESTÕES QUE SEGUEM:

1-A) QUAIS AÇÕES E MEDIDAS PODERIAM SER ADOTADAS PARA EVITAR A EXPLOSÃO?

Para se evitar a explosão a tarefa deveria ser executada, por uma pessoa treinada e habilitada a manipula produto ou misturas explosivas, o encarregado deveria esta acompanhando o serviço para que dessa forma possa verificar se os trabalhadores estão cumprindo com as exigências de segurança ao executar a tarefa, tais com equipamento de segurança pessoais, forma de transportar e manipular tais produtos, verificar se o executor da tarefa esta em situação hábil. E todas todas as áreas de risco sujeitas a ocorrências de explosões ou incêndios devem ser demarcadas e sinalizadas como esta na Norma Reguladora de Mineração 8.1.1

1-(B) COM BASE NAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO, QUAIS AS NORMAS PODERIAM SER APLICADAS PARA EVITAR A EXPLOSÃO? DE QUE FORMA O TECNOLOGO PODERIA APLICAR AS REFERIDAS NORMAS?

Deveriam ser seguidas as seguintes normas, NR4, NR5, NR6, NR7, NR11, NR16, NR19. O tecnólogo poderia aplicar da seguinte forma, primeiramente fazer serviços especializados como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de trabalho. Para oferecer proteção ao trabalhador o SESMT deve ter os seguintes profissionais: médico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro, técnico de segurança do trabalho, auxiliar em enfermagem, tem por atividade dar segurança aos trabalhadores através do ambiente de trabalho que inclui máquinas e equipamentos, reduzindo os riscos a saúde do trabalhador, verificando o uso dos EPIs, orientando para que os mesmos cumpram a NR, e fazendo assim com que diminuam os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

2) NA DISCIPLINA DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS, VOCÊ APRENDEU QUE A COMUNICAÇÃO E OS CONFLITOS INTERFEREM E INFLUENCIAM DIRETAMENTE O SISTEMA DE GESTÃO EXISTENTES NAS ORGANIZAÇÕES E NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. ASSIM, DE ACORDO COM O TEXTO “ORDEM IMPRUDENTE”, RESPONDA:

2-(A) QUAL É A RESPONSABILIDADE DO ENGARREGADO NO ACIDENTE OCORRIDO?

A responsabilidade é toda do encarregado, porque o papel do encarregado é orientar o funcionário no setor do trabalho, e jamais encaminhar um funcionário para trabalhar num setor que necessita de um preparo total para executá-lo, por tanto a responsabilidade é toda dele, porque a postura deveria ter sido outra, se o funcionário responsável deste setor havia faltado, e não tendo um funcionário capacitado para lhe substituir, a atitude do encarregado seria adiar o procedimento, até que uma pessoa capacitada pudesse executar o serviço. No entanto ele colocou um funcionário sem informação nenhuma, e ainda disse que queria que ele fosse executar um trabalho em outro setor por motivo de falta do funcionário responsável, como se o serviço fosse uma coisa comum, o encarregado agiu totalmente errado, e ele merece ser completamente penalizado por colocar um funcionário sem estrutura alguma para trabalhar num setor sem nenhum treinamento, orientação, equipamento de proteção coletiva ou individual.

2-(B) A COMUNICAÇÃO FOI CLARA PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ATRIBUÍDAS AO EMPREGADO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

Não, o funcionário não foi comunicado de nada, ele somente foi comunicado que faria um serviço de um colega que havia faltado como se o serviço fosse algo que ele já estava habituado a fazer, o encarregado na verdade queria um “cobaia” para executar um serviço extremamente difícil, e não informou ao funcionário a gravidade do serviço que o mesmo queria que ele realizasse. Se houvesse comunicação acredito que o final dessa triste historia seria completamente outro, porque provavelmente o funcionário iria indagar os equipamentos de segurança necessários, caso fosse comunicado que iria executar um serviço com tamanho risco.

2-(C) O ACIDENTE OCASIONOU UM “DANO PSICOLÓGICO”. ESTE DANO TRADUZ QUAL TIPO DE CONFLITO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

Casou o conflito Intrapessoal, devido o mesmo ter ficado com seqüelas permanentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com