TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  30/4/2017  •  Resenha  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

1- O processo de eutrofização causa a proliferação de algas e da vegetação aquática, alterando o sabor, odor e coloração dos mananciais. O processo é responsável ainda por causar um aspecto desagradável aos corpos hídricos, com danos à vida aquática, devido à diminuição da penetração da luz solar, do nível de oxigênio dissolvido, além de causar prejuízos à navegação e ao funcionamento de bombas e turbinas. As principais fontes de poluição causadoras deste processo são ricas em:

material particulado.

nutrientes.

águas de resfriamento.

poluentes atmosféricos.

lixo hospitalar.

2 - Na construção de poços rasos deve-se tomar algumas medidas para evitar a retirada de água contaminada. Qual é uma delas?

(x) Distância mínima entre poço e fossa (do tipo seca) deve ser de 15 m.

3 - Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETE´s), todos os componentes poluidores são separados da água antes de retornarem ao meio ambiente. O Esgoto Bruto que chega às Estações passa por diversas etapas de tratamento, que acontece em duas fases, a sólida e a líquida. O pré tratamento de uma ETE tem como objetivo a remoção:

b) de matéria orgânica;

a) do material grosseiro;

e) de sólidos em suspenção não grosseiros.

c) de areia;

d) de DBO;

4 - O tratamento da água é uma das etapas de maior importância no sistema de abastecimento de água, pois é através deste tratamento que é garantida a qualidade da água distribuída. Não fazem parte do processo de tratamento da água:

 

Adição de calcio e magnésio

Cloração e abrandamento

Filtração e decantação

Filtração e fluoretação

Floculação e filtração

5 - Existem alternativas adequadas para evitar o contato de esgoto doméstico com a tubulação, evitando assim proliferação de doenças. A alternativa coletiva é uma delas, e pode ser dividida em duas soluções. Quais são e comente cada uma.

Sistema separador - separa as águas pluviais ou linha de drenagem independente e que não contribuem a ETE

Unitário ou combinado - os esgotos sanitários e as águas de chuva são conduzidos ao seu destino final, dentro da mesma canalização.

6 - Se fosse em um edifício, o administrador não teria sossego. Mas quando o condomínio mede 8,5 milhões de quilômetros quadrados e abriga 170 milhões de moradores, a situação se agrava. É o caso do Brasil. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Atlas do Saneamento mostra que no país há 102 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto. Na região Norte, a situação é mais grave. Somente 2,4% dos municípios dispõem esse tipo de serviço.

Correio Braziliense, 23/3/2004, p. 15 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos às atuais condições sociais brasileiras.

Muitas doenças estão ligadas à falta de cobertura de saneamento, isto é, a deficiências quanto à rede geral de esgoto, coleta de lixo e tratamento de água.

1 - Sobre sistemas de tratamento biológico, podem-se afirmar:

I. Os filtros anaeróbicos são um sistema de microrganismos que ficam aderidos a um suporte imerso e também ocupam os espaços intersticiais.

II. O sistema de lodo ativado é uma massa biológica que cresce e flocula sendo recirculada raramente e colocada em contato com a matéria orgânica do despejo líquido na presença de oxigênio puro.

III. O sistema de fluxo intermitente (batelada) consiste de um reator de mistura completa onde ocorrem todas as etapas do tratamento - ciclos de operação com durações definidas.

IV. O lodo de um sistema biológico pode ocorrer intumescimento causado pelo equilíbrio entre as bactérias componentes do floco de lodo desativado. Estão corretas:

apenas II e III

apenas I, III e IV

apenas I e III

apenas I e II

apenas III e IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com