TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - ARQUITETURA MODERNA E PÓS MODERNA: MUDANÇA DE PARADIGMA

Por:   •  7/11/2015  •  Resenha  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  2.347 Visualizações

Página 1 de 5

ARQUITETURA MODERNA E PÓS MODERNA:
MUDANÇA DE PARADIGMA

        O texto analisa as movimentos arquitetônicos do século XX (Moderno e Pós-Moderno). A análise caracteriza, mostra o contexto histórico e apresenta obras dos movimentos.

  1. O movimento moderno

O movimento moderno se desenvolveu a partir do final do século XIX até grande parte do século XX.

Foram apontadas 3 motivações que justificam a origem da arquitetura moderna: A primeira foram as inovações tecnológicas realizadas pela arquitetura na ascensão da Revolução Industrial; A segunda foram os movimentos artisticos que evidenciaram grandes alterações no século XIX (Arts & Crafts, Art Noveau e Art Decó); A terceira foram as transformações sociais e estéticas propostas pelas vanguardas artísticas das décadas de 10 e 20 do séc. XX.

O século XIX foi o momento de grandes avanços da engenharia e das invenções técnicas, por conta do uso de novos materiais como o ferro, vidro, cimento, alumínio e materiais plásticos. A utilização dos novos materiais e técnicas resultou em varias experiências construtivas na arquitetura moderna como: traves muito longas que deixavam livres grandes paredes e até toda a fachada; a eliminação das paredes de sustentação, a possibilidade de construir edifícios destacados do solo, apoiando-se em pilotis, janelas de canto, placas projetadas para o exterior, escadas suspensas; e a completa liberdade na concepção da planta.

O movimento moderno tinha como caracteristica a rejeição dos estilos passados e aos ornamentos. Isso Adolph Loos, um dos pioneiros da arquitetura moderna, deixou bem em evidência, propondo soluções simples para projetos e execução e apresentando concepções baseadas na funcionalidade. O movimento em si propõe que as edificações devam trazer consigo a economicidade, limpeza visual e utilidade aliadas.

        Dois conceitos que caracterizam bem o movimento moderno são “Less Is More” – “Menos é mais”, frase do arquiteto Mies van der Rohe; e “Form Follows Function” – “Forma Segue a Função”, do arquiteto Louis Sullivan.

  1. Os grandes nomes do movimento moderno
  1. Le Corbusier

Nascido em 1887 em La Chaux de-Fonds, na Suíça, Le Corbusier detem o lugar de primeiro plano na arquitetura moderna. Ele construiu seu primeiro edifício aos 17 anos; em 1914 já havia projetado a Villa Savoye, em Poissy e o Pavilhão Suiço na Cidade Universitária de Paris; e em 1919 fundou a revista “L’espirit Nouveau” (orgão de divulgação do movimento purista, de inspiração cubista).

        Le Corbusier definiu cinco princípios teóricos e práticos:

• O pilotis, que deve ser deixado livre.

• A independência funcional entre estrutura e vedação.

• A planta livre.

• A fachada livre.

         • O terraço jardim.

  1. Frank Lloyd Wright

Defendia a arquitetura orgânica, que tem como característica rejeitar as formas rígidas e mecânicas.Propõe uma arquitetura em perfeita harmonia com o meio envolvente, a natureza. Um exemplo seria a Casa da Cascata, perfeitamente enquadrada à natureza, como se fizesse parte da própria paisagem.

  1. A escola de Bauhaus

Foi uma das primeiras escolas de design do mundo. Foi fundada por Walter Groupius, arquiteto alemão, cujo trabalho se destacou pelo desenvolvimento de uma arquitetura social.

A Escola de Bauhaus combatia “a arte pela arte” e estimulava a livre criação. O mais importante era formar homens ligados aos fenômenos culturais e sociais mundo moderno. A pesquisa conjunta de artistas, mestre de oficinas e alunos era muito usada.

  1. O PÓS-MODERNISMO

A transição entre o moderno e o pós-moderno foram marcadas pelas tranformações pós Segunda Guerra Mundial, materializadas nos movimentos culturais da segunda metade do século XX.

As mudanças ocorridas nas ciências e nas artes em sociedades avançadas (EUA, Inglaterra, Itália...) e a criação da cultura virtual junto a computação trouxeram idéias diferentes das defendidas no período moderno, e assim surge o pós-modernismo na década de 60 do século XX.

        No ponto de vista pós-moderno a era considerada “máquina de morar” para atender os imperativos da vida moderna, gerando habitações sem identidade.

A cultura popular tornou-se inspiração para profissionais de arquitetura, houve também a congregação entre o novo e o antigo, fusão convencionada como contextualismo histórico.

  1. Archigram

Uma das tendências da década de 1960 foi a “arquitetura tecnológica”. Tinha por principal objetivo desenvolver uma arquitetura fundamentada no processo industrial, na ideia que existe uma racionalidade escondida no mundo da tecnologia e da ciência.

Para o Archigram, a arquitetura era entendida como um pacote de peças que poderiam ser substituídas e tinham por preferência mudar um determinado ambiente já existente ao invés de compreendê-lo e valorizá-lo.

  1. Metabolistas Japoneses

Essa tendência foi desenvolvida principalmente no Japão da década de 60 e ressaltava as formas estruturais, deixando aparente o funcionamento do edifício, juntamente com elementos tradicionais e naturais da arquitetura e da cultura japonesa.

  1. Neo-produtivistas

Tendência baseada no desenvolvimento da alta tecnologia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com