TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Saúde Ambiental

Por:   •  19/8/2019  •  Abstract  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:

As epidemias possuem características próprias, que dependem de sua origem. O gráfico a seguir representa o número de casos relatados numa determinada região, em função do tempo, de dois tipos de epidemia, A e B. Uma das curvas corresponde a uma epidemia de cólera, num local em que há uma fonte comum de água contaminada. A outra curva representa a transmissão de gripe, uma doença que é transmitida de um hospedeiro ao outro. O gráfico mostra também que, nos dois casos, as epidemias foram controladas. Indique qual curva corresponde à epidemia de cólera e qual corresponde à da gripe. Justifique sua resposta.

[pic 1]

R: A curva A trata-se da cólera e a B da gripe, pois o contagio pela água é muito mais rápido do que pelo ar.

Questão 2:

Os coliformes fecais são utilizados como indicadores da qualidade da água. Para isso, mede-se o número aproximado de coliformes por unidade de volume. Se o número de coliformes por unidade de volume encontra-se acima de um determinado limite, a água é considerada imprópria para o consumo ou para o banho. Explique por que a quantidade de coliformes pode ser utilizada como indicador da qualidade da água.

R: Coliformes fecais são resíduos de esgoto, assim se a água possuir coliformes acima desse limite significa que a água não foi tratada corretamente, ou seja, eles não representam por si só um perigo para a saúde, servindo antes como indicadores da presença de outros organismos causadores de problemas para a saúde.

Questão 3:

Considerando que a doença mais comum entre os viajantes é a diarreia infecciosa:

A) CITE um grupo de micro-organismos causadores desse tipo de diarreia;

R: Bactérias, vírus e parasitas podem ser os responsáveis. No entanto, sabe-se que em mais de 50% dos casos a etiologia é bacteriana é, neste caso a ECET a principal responsável. A ECEA é a principal responsável, a Salmonela spp, a Shigella spp e o Campylobacter jejunii, são outros exemplos de etiologias bacterianas possíveis.

B) INDIQUE um comportamento que o viajante pode adotar para prevenir esse tipo de diarreia.

R: Evitar viagens para países em desenvolvimento, viagens no período mais quente do ano, instalações de residência precária no local de destino, refeição de marisco (sobretudo bivalves), acloridria gástrica (ex: por toma de inibidores da bomba de protões ou de antiácidos).

E também zonas de maior risco como o sul e sudeste Asiático, América Central e do Sul e países pobres de África subsariana.

Questão 4:

 Um determinado candidato a prefeito prometeu que, se fosse eleito, faria uma grande ampliação da rede de esgotos e do tratamento de água de sua cidade, para erradicar ou diminuir a doença de Chagas e a Malária. Ele realizou a sua promessa, mas falhou parcialmente no seu intento; entretanto, conseguiu erradicar o cólera e a amebíase. Qual a explicação biológica para:

A. a falha apontada?
R: Porque tanto a doença de Chagas quanto a Malária não são causadas pela falta de saneamento ou qualidade da água mas sim por mosquito(Malária) e Barbeiro(Chagas).

B. o sucesso conseguido?

R: Porque essas doenças são causadas pela falta de saneamento e qualidade da água.

Questão 5:

 Medidas realizadas nas últimas décadas mostraram que, no referido período, tem ocorrido um aumento da temperatura média da Terra. Tal constatação permite que sejam feitas algumas previsões com relação à saúde. Por exemplo, em decorrência do aumento de temperatura, poderá haver um aumento da pluviosidade em determinadas regiões, o que, por sua vez, aumentará a incidência de doenças tais como malária, dengue, leptospirose e cólera. Por que é possível prever que as doenças citadas acima terão uma incidência maior?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com