TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Física III

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

Hugo Santiago de Mendonça Turma: 3103N

Prof.ª. Mônica Silva Física III

Carga Elétrica

         Os gregos observaram que, ao atritar lã no âmbar o mesmo adquiria propriedades de atrair outros objetos. Hoje, podemos afirmar que o âmbar adquire carga elétrica ou torna-se carregado. O termo ‘elétrico’ tem origem da palavra grega elektron, que significa âmbar. Através desse conceito de carregamento elétrico, os objetos se repelem ou se atraem conforme o sinal da sua carga, sinais iguais se repelem, sinais opostos se atraem. Algo importante a saber sobre carga elétrica é que, podemos aplicar o conceito do princípio de conservação da carga elétrica, ou seja, a soma algébrica de todas as cargas elétricas existentes em um sistema isolado permanece sempre constante.

Condutores, Isolantes

        Existem diversos materiais no meio ambiente que possuem características que fazem esses materiais serem chamados de condutores ou isolantes, de acordo com seu comportamento de eletrização. Os condutores têm como características a facilidade de movimento de elétrons em fluxo ordenado, já os isolantes têm como característica a dificuldade ou a impossibilidade de movimentar elétrons. Alguns materiais são bons condutores, alguns exemplos são os metais (Cobre, Alumínio, Prata, Ouro e etc.), materiais como a borracha, madeira, vidro entre outros são bons exemplos de materiais isolantes.

 Processos de Eletrização

         Podemos eletrizar os objetos de 3 formas diferentes, por indução, atrito e contato. A eletrização por atrito é a mais conhecida pelas pessoas por ser bem fácil de verificar na prática esse tipo de eletrização, quando penteamos nossos cabelos, o pente recebe elétrons dos fios de cabelo, e portanto o pente ficará com carga negativa, podendo atrair um outro corpo neutro ou repelir um corpo carregado negativamente, esse processo que acabamos de descrever pode ser considerado como eletrização por indução, uma vez que não estamos tendo contato com outro objeto, simplesmente aproximando o pente de outro objeto podemos induzir suas cargas positivas para o mais próximo do pente, fazendo com que as cargas negativas desse objeto fiquem o mais distante das cargas negativas do pente. Por fim o processo de eletrização por contato se dá pelo contato como o próprio nome já sugere de um objeto eletricamente carregado ao um neutro, transferindo as cargas opostas do objeto neutro para o objeto carregado fazendo com que os dois objetos se tornem carregados.

 Lei de Coulomb

        A lei de Coulomb foi verificada experimentalmente em 1784, usando uma balança de torção para estudar a interação entre partículas carregadas, através desse experimento Coulomb verificou que a força elétrica entre duas cargas puntiformes é proporcional a 1/r2 , ou seja, quando a distância dobra de tamanho, a força se reduz a ¼ do seu valor inicial; quando a distância se reduz à metade, a força se torna quatro vezes maior que seu valor inicial. A força elétrica também vai depender da carga existente em cada corpo, para isso Coulomb colocou dois condutores esféricos em contato, um carregado e outro neutro, assim verificou que por simetria a carga foi dividida entre as duas esferas, dessa maneira poderia obter uma carga com a metade da carga inicial, um quarto da carga inicial e assim por diante, sendo assim concluiu que o módulo da força elétrica entre duas cargas puntiformes é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.

Campo Elétrico

         O campo elétrico é a interação no vácuo entre duas partículas com carga elétrica, esse campo gera uma força que chamamos de força elétrica. O campo elétrico é análogo ao campo gravitacional, em que existe uma interação entre corpos com massa em um espaço, da mesma forma o campo elétrico gera uma interação entre cargas em um espaço.

Linhas de Campo

         O conceito de campo elétrico pode parecer um pouco ilusório porque não se pode vê-lo diretamente. As linhas de campo constituem um ajuda para se visualizar o campo interpretá-lo de modo mais real. Uma linha de campo elétrico é desenhada como uma linha imaginária reta ou curva que passa por sua tangente em qualquer ponto forneça direção e o sentido do campo elétrico no ponto considerado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com