TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tecnologias De Gestão

Trabalho Escolar: Resumo Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 8

A MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Organizações que aprendem

Para modificar os seus processos, as organizações de hoje, procuram se adequar ao ambiente que muda constantemente. Com isso, elas buscam eficiência e eficácia, juntamente com os estudos e publicações.

Na busca por soluções, a empresa tem que estar alinhada com o avanço tecnológico, e todas as atualizações que ocorrem, juntamente com o processo de aprendizagem.

Toda e qualquer mudança exige comprometimento e envolvimento, com os objetivos estabelecidos para todos que estejam envolvidos no processo. Para que essa mudança seja feita, o grupo tem que ter todas as informações de onde vai e conhecer o lugar futuro, com as normas e regras.

Considerando que, alinhado e determinado o objetivo, identifica-se o estado atual do grupo e qual o tipo de mudança, planejando a ação e considerando o processo de aprendizagem.

Com o processo de aprendizagem, somos capazes de aprender e possuir habilidades, em que determinados momentos, pode trazer benefícios e contribuições para o grupo e a organização.

Em geral, é preciso que as empresas ou organizações invistam na capacidade dos funcionários enquanto eles trabalham, para que seja formada a cultura organizacional dos processos de produção e dos negócios.

Evolução Histórica da Ciência da Administração

A descoberta da América e toda renovação que veio com ela, juntamente, com o intercâmbio entre colônias, foram responsáveis para o impulso da época. Com isso, o desenvolvimento de elementos revolucionários da sociedade feudal, foi favorecido.

Com a invenção da máquina a vapor de James Wat, na Inglaterra, teve o início da Revolução Industrial, provocando profundas mudanças em toda estrutura social.

A Revolução foi divida em dois momentos.

• 1780 á 1860: Primeira Revolução Industrial, ou do carvão e do ferro

• 1860 á 1914: Segunda Revolução Industrial, ou do aço e da eletricidade.

Com a Revolução, veio a progressão e o crescimento desordenado das empresas. Pela falta de técnica ou teoria, para orientar os trabalhos, a administração passou a ser uma necessidade.

A teoria administração se divide em duas abordagens:

• Administração Científica: é focada no chão de fábrica, nas tarefas de operários, a linha de frente.

• Teoria Clássica da Administração: é centrada no desempenho organizacional, na estrutura da empresas e departamentos, em geral, na administração.

Com o conflito dessas duas abordagens, surgiu a Teoria Estruturalista, onde, para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações.

As teorias até aqui apresentadas, compõe o que se convencionou Teoria Pré Sistema. São elas:

• Teoria Geral dos Sistemas

• Teoria da Contingência

• Teoria Neoclássica

Gerentes passaram a utilizar uma técnica gerencial, que visa motivar o desempenho de todos os envolvidos no processo.

Essa técnica conhecida como APO - Administração por Objetivo, é um processo que gestores e funcionários negociam objetivos em comum, tendo o feedback, com resultados esperado.

Depois disso, foi criado o DO – Desenvolvimento Organizacional, que surgiu em 1962, com um conjunto de idéias, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento da organização.

O DO, considera basicamente quatro variáveis:

1. Meio Ambiente: o impacto das mudanças ambientais

2. Organização: a flexibilidade para lidar com os impactos causados na mudança ambiental.

3. Grupo Social: comunicação, relação interpessoal.

4. Individuo: avalia o comportamento.

Mudança Organizacional

Para que as organizações estejam alinhadas com a mudança, conquistando comprometimento e participação de todos, a mudança organizacional deve ser bem planejada.

Para programar mudanças, é indispensável a estabilidade da empresa, pois a falta de dessa estabilidade, gera conflitos e estresse em seus empregados, por não saberem qual o seu futuro.

A sociedade esta mais exigente, e as organizações têm que atender essa demanda. O acesso para se obter e transmitir informações, está cada vez mais rápido e acessível.

Entra também, a questão de administrar o estresse, que é uma tarefa árdua, para os administradores, pois os trabalhadores sofrem pressão por bons resultados.

É a gerência que adota critérios para prevenir o estresse organizacional.

Gestores utilizam varias estruturas conceituais, para a analise e solução dos problemas da organização.

Paradigmas

Antes de tantas mudanças, é necessário novas formas e modelos, e investem-se em novas teorias, que são chamados de paradigmas.

Esse termo paradigma, serve como modelos e padrão para explicar novas referências, para lidar com diferentes situações.

O paradigma oferece uma visão, de um conjunto de problemas para serem resolvidos e quando há muitas questões a serem resolvidas pelo paradigma vigente, a teoria entra em crise. E assim da inicio a um novo paradigma.

Atualmente a relação entre lideres e colaboradores, juntamente com a organização, é bem mais flexível, pois no passado, a estrutura organizacional, apresentava de maneiras bem distintas a hierarquia.

Processos

O processo na organização tem a finalidade de garantir as empresas, uma forma mais rápida de chegar ao novo contexto global de negócios.

Processo é o conjunto de atividades que transforma os insumos de entrada, agregando valores, melhorando o produto ou serviço, agregando valores, que será entregue ao cliente externo ou interno, ou seja, a saída desse insumo.

Para a organização, ter o sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com