TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Introdução “Convite à Filosofia”

Por:   •  21/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo da introdução “Convite à Filosofia ”

Resumo

A obra “Convite à Filosofia" relaciona e questiona primeiramente o fato de que a vida cotidiana está totalmente ligada a crenças silenciosas, onde elas se manifestam em inúmeras situações, como também traz uma reflexão de que nunca houve questionamentos a respeito de tais situações pelo fato de que há uma aceitação natural, por conta de parecer óbvio tais evidências.

Outrossim, é de que quando tem-se a situação de uma pessoa está se distanciando da vida cotidiana ao interrogar-se a si mesma, esta pessoa estaria tendo uma “atitude filosófica”, em que questiona-se o que seria a crença, como também o motivo de termos esta crença. Vale ressaltar que tal atitude filosófica pode ser ramificada em dois lados, sendo primeiramente o lado negativo, onde se nega os fatos e ideias da experiência cotidiana, como também temos o lado positivo, onde conta-se de uma interrogação para tudo e todas as coisas, com isso, temos que estes dois lados da atitude filosófica constituem o que chama-se de “pensamento crítico”.

 É notório o consistente debate sobre o motivo da existência da filosofia, como também para que ela serve no cotidiano. A principal razão deste questionamento é de que está enraizado na cultura das pessoas, o fato de que alguma coisa só tem o direito de existir caso ela tenha alguma finalidade prática e utilidade visível, consequentemente por não ser tão óbvio visualizar sua finalidade prática e utilidade, acaba tendo este debate. Mas sabe-se que a resposta disso, é de que a base da filosofia não seria o conhecimento, nem a aplicação da teoria, a filosofia tem como sua finalidade, ensinar a arte do bem viver.

A reflexão filosófica sendo um pensamento autocrítico, é um movimento de retorno a si mesmo, onde possui características básicas do próprio pensamento. Tal reflexão se divide e se organiza em três conjuntos de questões, sendo primeiramente o questionamento de quais motivos, razões e causas das pessoas de pensar, dizer e fazer o que fazem, segundamente, o questionamento de qual seria o sentido do pensar, fazer e dizer, por fim, temos como o terceiro conjunto de questões, qual seria a finalidade do que as pessoas fazem, dizem e pensam.

Também tem-se que um outro questionamento é da definição da filosofia, visto que até hoje há divergências e definições diferentes quanto a explicação e pensamento de sua definição. É importante enfatizar que se tem ao menos quatro definições gerais de filosofia, sendo a primeira a definição de que a filosofia ser uma visão de mundo de um povo, de uma cultura ou civilização, porém esta definição tem um ponto negativo por conta de não conseguir distinguir filosofia de religião, segundamente tem-se a definição de que a filosofia ser a sabedoria de vida, porém seu ponto negativo é de que esta definição não diz o que é  filosofia, e sim o que se espera dela, como terceira definição, temos a de que a filosofia é o esforço racional para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, como as outras, também tem seu ponto negativo, sendo este de que se espera da filosofia com esta definição uma explicação do universo. Por fim, temos a quarta  definição sendo de que a filosofia visa o estudo da consciência e de ideias gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com