TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Temas de filosofia

Por:   •  23/11/2017  •  Monografia  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Discente: Marcos Venicius dos Santos Souza

Docente: Raimundo Nonato Ribeiro da Silva

2017.2  Bis-Psico  T01

Resumos Cap.: 7 (Temas de filosofia - Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins)

Cap.: 7 – O que é ciência?

O método cientifico, geralmente, para que se configure nos tramites naturais segue uma certa lógica, primeiro surge um problema que desafie a inteligência humana, logo após o cientista elabora uma hipótese estabelece as condições para o seu controle, afim de confirma-lo ou não. E a depender das condições esse processo pode demorar ou não, havendo inúmeras repetições e tentativas por parte do cientista. A ciência está aí para compreender o mundo de forma racional, e de certa forma compreendendo esse mundo, ela nos ajuda a lidar com situações que, antes do advento do estudo cientifico, não era possível essa ligação.

Para a ciência se tornar de fato “cientifica”, é necessário o segmento de um método, pré-estabelecido a partir de experiências passadas, na teoria, o método experimental segue as seguintes etapas: observação, hipótese, experimentação, generalização (lei e teoria). Porém, sabe-se que essas etapas podem variar de acordo com as circunstancias do processo experimental.

Para que o cientista não baseie seus procedimentos experimentais em “clarões”, é de conhecimento geral, que a comunidade cientifica necessita embasar suas teorias em hipóteses, dessa forma ela terá um caminho de certa forma pré-estabelecido no processo de estudo e descoberta, a elaboração dessas hipóteses se dá principalmente a partir do método de observação de processos e etapas naturais, facilitando assim o acesso ao conhecimento.

Novembro de 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com