TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revestimento - Materiais De Construção

Casos: Revestimento - Materiais De Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  8.512 Palavras (35 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 35

Sumário

Serviços Preliminares 3

Escolha dos Materiais 3

Chapisco 3

Emboço 4

Reboco 7

Pasta de Gesso 10

Classificação 13

Porcelanato e Cerâmico 13

Pétreos 16

Madeira 20

Metálicos 20

Melamínicos 20

Pintura 20

Ensaios de Controle de Qualidade 23

Patologias 24

Referência Bibliográfica 28

Serviços preliminares

Primeiramente, a alvenaria deve estar fixada e encunhada há pelo menos 15 dias, e os peitoris, marcos e contramarco precisam estar chumbados. As instalações hidráulicas embutidas na alvenaria devem estar preferencialmente testadas.

• Preparo do substrato (base):

Recomenda-se iniciar o preparo da base removendo sujeira ou incrustações, como óleos, desmoldantes e eflorescências, com vassoura de piaçaba, escova de aço ou equipamento de água pressurizada como também pregos, arames, pedaços de madeira e outros materiais estranhos. E preciso preencher os vazios provenientes de rasgos, quebra parcial de blocos (por acidente), depressões localizadas (de pequenas dimensões) e outros defeitos com argamassa de mesmo traço da que será utilizada rio revestimento. Em caso de rasgos maiores para embutimento de instalações, é necessário colocar tela de aço zincada lio 1,65 mm malha 15 mm x 15 mm ou similar.

Escolha dos materiais:

• Areia

Não podem conter impurezas, matéria orgânica, torrões de argila ou minerais friáveis (que se desagregam facilmente com o simples manuseio). A dimensão máxima característica da areia tem que ser de:

o 5 mm para chapisco;

o 3 mm para emboço;

o 1 mm para reboco.

No recebimento do material na obra, é necessário verificar visualmente seu aspecto geral quanto à granulometria, cor, cheiro, existência de qualquer tipo de impureza. Para avaliar as impurezas é necessário colocar em um frasco de vidro transparente (bem limpo) uma porção de areia, adicionar em seguida água bem limpa e após agitá-lo. Depois de passarem 20 minutos, verificar a colocação do deposito de areia no fundo do vaso.

Chapisco:

O substrato precisa ser abundantemente molhado antes de receber o chapisco, para que não sofra ressecamento, principalmente pelos blocos, da água necessária á cura da argamassa do chapisco. Esta deve ser preferencialmente industrializada, pois dá melhor aderência do que a preparada na obra, já que o controle tecnológico é mais rigoroso. Se for utilizado o método feito em obra, deverá ser utilizado o traço de 1:3 em volume, à qual é adicionado aditivo adesivo (aplicado sobre a alvenaria e a estrutura). Deverá ser projetada de baixo para cima, contra a alvenaria a ser revestida, e aplicada com desempenadeira dentada sobre a estrutura de concreto. Deverá ser feito tanto nas superfícies verticais quanto nas horizontais de concreto, também nas superfícies verticais de alvenaria, para posterior revestimento (massa única ou emboço). A espessura do chapisco será de 5 mm.

• Aditivo:

Trata-se de resina sintética compatível com o cimento, da qual se pode descrever:

o Características - emulsão adesiva e viscosa, geralmente de cor branca;

o Propriedades - proporciona grande aderência da argamassa sobre os mais diversos substratos. Empresta grande elasticidade e, por conseguinte, grande resistência ao desgaste mecânico e aos choques. Oferece resistência às soluções fracas de ácidos e álcalis e â prova de óleo e água. Evita a retração da argamassa de cimento. Sua ação adesiva só surtirá efeito quando for misturado á argamassa de cimento (sem cal). Não poderá ser utilizado o aditivo puro como pintura;

o Modo de usar - o aditivo é adicionado à água de amassamento na proporção indicada pelo fabricante. Superfícies muito lisas, devido á utilização de formas plastificadas, resinadas novas ou com excesso de desmoldante, terão de ser lavadas, escovadas ou até mesmo apicoadas, a fim de garantir a aderência do chapisco:

o Preparo - todas as superfícies deverão estar limpas, isentas de partes soltas. Estas terão de ser removidas com ponteiro, se necessárias, E preciso lixar os ferros acidentalmente aparentes e remover as eventuais crostas de ferrugem. A base necessita ser molhada com água limpa, de acordo com sua capacidade de absorção:

o Traço - a argamassa adesiva é preparada com:

 Uma parte de cimento Portland (nunca cimento de alto-forno);

 Duas partes de areia média;

 Solução do aditivo em água, no traço 1:1.

o Consumo: aditivo 0,3 L/m2.

• Trabalhabilidade da argamassa:

Argamassa com boa trabalhabilidade é aquela que deixa penetrar a colher de pedreiro com facilidade, porem ser fluida. Mantém coesão para ser transportada, mas não adere a colher de pedreiro ao ser lançada, permitindo ser aderida em todas as reentrâncias do substrato (base). E não endurece rapidamente após aplicação.

Emboço:

O emboço somente poderá ser aplicado após a pega completa do chapisco. É constituído por uma camada de argamassa, nos traços a serem escolhidos, de acordo com as seguintes finalidades:

• Emboço externo - traço 1:1:4 de cimento, cal cm pasta c areia grossa, em volume

• Emboço interno - traço 1:1:6 de cimento, cal em pasta e areia grossa, em volume.

A areia deverá ser de rio (lavada) não sendo recomendada areia de cava (saibro). Nunca poderá ser utilizada areia salitrada. A aplicação terá de ser feita sobre superfície previamente umedecida. A espessura não poderá exceder a 2 cm. Deverão resultar em superfície

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.9 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com