TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais e Revestimentos

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

MATERIAIS E REVESTIMENTOS

Visita a ExpoRevestir 2015

Roteiro para Levantamento

Produto: Mictório seco- acqua free

Fabricante: Fabrimar

  1. Composição do material

Bacia Cerâmica vitrificada.

Grelha de Inox 304

Cartucho em ABS com abas de silicone.

  1. Origem das matéria(s)-prima(s)

  1. Local de produção

Zona Norte do Rio de Janeiro.

  1. Processos de produção
    Não foram esclarecidas dúvidas sobre o processo de produção da louça ou da válvula, em pesquisa encontrei como se produz um vaso sanitário, e acredito que deve ser próximo a do mictório, disponível em .

  1. Distribuição/revenda
    escritórios de venda nas principais capitais, representantes e assistência técnica em todo Brasil.
  1. Aplicações
    Banheiros de uso residencial e público
  1. Performance/eficiência
    A eficiência do produto oferecido pela FABRIMAR é baseada na economia de água, sendo ela em média de 100 mil litros d’água por ano. A empresa oferece garantia de dez anos, recomendando a manutenção da válvula a cada dez meses e limpeza diária com 4 litros de água adicionados de produtos à base de peróxido de hidrogênio.  
  1. Durabilidade

A louça cerâmica tem vida longa e a válvula tem de ser trocada a cada 10 meses, com custo em média de R$100,00 e fácil troca.

  1. Disposição final

A cerâmica da peça apresenta longa vida útil, por não haver previsão de descarte pelos fabricantes não há orientação. A válvula, que é feita de plástico, pode ser reciclada.

  1. Especificidades/ diferenciais
    O diferencial do mictório seco da Fabrimar é o fato de não ser preciso água para seu uso, como é encontrado em todos os outros mictórios do mercado, fazendo com que a economia da mesma seja um dos principais motivos para uma possível compra. Outro motivo que nos faz convencer de que o produto é ideal, é por não apresentar odor, a explicação do expositor referente a isso é que a urina libera odor em contato com a água, que, no caso, não há, e o que o mal cheiro não volta pelo ralo devido a proteção de silicone existente na válvula.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

Produto: Revestimento Cerâmico Form Glass

Fabricante: Cerâmica Portinari

  1. Composição do material

Vidro, de acordo com o catálogo, ao toque parece cerâmica.

  1. Origem das matéria(s)-prima(s)

Criciúma

  1. Local de produção

Possui ao todo cinco unidades, localizadas em: Santa Catarina (3), Minas Geais (1) e Goiás (1)

  1. Processos de produção

A matéria-prima chega aos pavilhões de armazenamento em caminhões, que é pesada e separada por tipagem em seus respectivos boxs.  Após ser feita a formulação exata de cada argila ela será encaminhada por esteiras para a moagem, onde é adicionado água, e dentro de um moinho ficam em alta rotação. Com a mistura já homogênea, ela se torna um líquido viscoso, chamado barbotina, que é conduzido por canos e bombas hidráulicas e armazenada em tanques subterrâneos, para que os materiais sólidos não se separem da água a barbotina fica em constante agitação. A partir daí, parte da argila é bombeada para o atomizador -um tanque de aço que seca a argila- com o pó já atomizado ele é armazenado por 24 horas repousando para uniformizar sua umidade, e então encaminhado para as prensas, transformando o pó em uma peça sólida, dando forma ao produto, que ainda passa por um secador para ganharem resistência e serem esmaltadas. Após inspeção, o produto final é levados às lojas.

  1. Distribuição/revenda
    A distribuição é feita por caminhões e é entregue em todo o país.

  1. Aplicações
    Paredes internas.
  1. Performance/eficiência
    Resultado sofisticado e manutenção básica.
  1. Durabilidade

Resistente e durável.

  1. Disposição final

Foi informado apenas a disposição final de resíduos de processo, que visa diminuir os impactos ambientais negativos. No ano de 2012 foram reaproveitadas 22 mil toneladas de rejeitos no processo produtivo, evitando que matérias-primas fossem extraídas do meio ambiente. Os resíduos recicláveis são todos separados e encaminhados para empresas especializadas que irão realizar uma nova segregação em fileiras de recicláveis e transforma-los em outros produtos acabados. Na mesma época, foram encaminhados cerca de 7,20 kg de resíduos por m² produzido para

os processos de reciclagem ou reprocessamento, divididos entre papéis, plásticos, metais entre outros. Os rejeitos de processo são separados por tipologias e reaproveitados na formulação de novos produtos. Estes materiais são britados em moinhos permitindo redução de sua granulometria para reaproveitamento na formulação da massa cerâmica.
Resíduos considerados como: não recicláveis ou perigosos - aqueles não passíveis de

reaproveitamento - são destinados para aterros industriais, a fim de minimizar seu impacto perante o meio ambiente e como forma de atender a legislação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (422.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com