TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro fisica metodo de job

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  1.745 Visualizações

Página 1 de 2

QUÍMICA GERAL[pic 1]

Professor Marcos César de Oliveira

ATIVIDADE PRÁTICA 4: Identificação de uma reação química e determinação da estequiometria pelo Método de Job            

1. Introdução

        Como já vimos anteriormente uma reação química pode ser rapidamente detectada através de alguns indicadores: mudança de temperatura, mudança de cor, aparecimento de precipitado, desprendimento de gás. É importante entender que estes indícios estão relacionados com a produção de novas substâncias e que a quantidade de material novo produzido depende da estequiometria correta da reação.

        

Experimento

Volume de Pb(NO3)2 ml

Volume de KI

ml

Altura do sólido formado

1

1,00

9,00

2

2,00

8,00

3

,00

6,00

4

8,00

12,00

5

10,00

10,00

6

12,00

8,00

7

14,00

6,00

8

16,00

4,00

9

18,00

2,00

A estequiometria indica as proporções certas de reagente que devemos possuir para um rendimento completo, ou o mais próximo disso possível. Caso as quantidades de reagentes não estejam corretas iremos observar reações químicas com reagentes limitantes / excedentes.

        Existem várias formas de determinar a estequiometria de uma reação. Um dos mais clássicos é conhecido como Método de Job das Variações Contínuas. Considere a seguinte reação:

X(aq)  +  Y(aq)    →     Z(s)

        Usando o método das variações contínuas, variando o volume das soluções X e Y, cada uma com a mesma concentração inicial, são misturadas para formar soluções reacionais com volume constante.

        Baseando-se no conceito de reagente limitante sabemos que a máxima quantidade de Z é formada quando os reagentes X e Y estão misturados numa estequiometria correta.

        Neste exemplo iremos determinar a estequiometria da reação entre o KI e Pb(NO3)2. Para encontrar a estequiometria deveremos ficar atentos à produção de um precipitado de cor amarela. A estequiometria correta ocorrerá onde a produção deste precipitado for maior. Neste caso específico iremos determinar a produção de precipitado através de sua medida por uma régua. O correto seria filtrarmos este precipitado e determinarmos sua massa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com