TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos E Técnicas De Avaliação Em Educação Física

Trabalho Escolar: Métodos E Técnicas De Avaliação Em Educação Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 5

Estatura

Refere-se à distância observada entre dois planos que tangenciam os vértex (ponto mais alto da cabeça) e a planta dos pés. Suas medidas podem ser realizadas com o avaliado em posição ortostática (estatura em pé) ou em decúbito dorsal (estatura supina). A técnica de medida voltada à estatura supina é empregada somente em crianças menores de 2-3 anos ou em avaliado de qualquer idade portador de algum tipo de deficiência que o impossibilite de se colocar em posição ortostática, como os paraplégicos. Com relação aos instrumentos de medida, para se obterem medidas associadas à estatura do avaliado pode-se recorrer aos estadiômetros com cursor ou aos antropômetros específicos para essa finalidade. Desde que sejam empregados procedimentos similares, medidas realizadas por ambos os equipamentos não deverão apresentar diferenças significativas. Procedimentos de medida, devem estar descalços e com o mínimo de roupa possível, devem posicionar-se em pé, de forma ereta, com os membros superiores pendentes ao longo do corpo, os calcanhares unidos e as pontas dos pés afastadas aproximadamente 60°g, o peso corporal distribuído igualmente sobre ambos os pés e a cabeça orientada no plano de Frankfurt( paralelo ao solo), no momento de definição da medida, deve estar em apneia inspiratória e com as superfícies posteriores dos calcanhares, da cintura pélvica, da cintura escapular e da região occipital em contato com a escala de medida.

Peso

As medidas associados ao peso corporal devem expressar a dimensão da massa corporal, ou seja, o conjunto de matéria orgânica e inorgânica que compõe os diferentes tipos de tecidos e elementos do corpo humano (músculos, ossos, gorduras, vísceras, órgãos, água etc.). Para sua mensuração podem-se utilizar-se dois tipos de balanças antropométricas: as que exigem ajuste manual, com sistema de alavanca, e as que oferecem informações por intermédio de componentes eletrônicos. Ambos os equipamentos oferecem definições de medidas no limite de 100g. Para determinação da medida, o avaliado, com o mínimo de roupa possível e descalço, deve posicionar-se em pé, de frente para a escala de medida da balança, com afastamento lateral das pernas, entre as quais estará a plataforma. O avaliado fica na posição na ereta sobre a plataforma, o peso distribuído igualmente em ambos os pés, os braços lateralmente ao longo do corpo e o olhar em um ponto fixo à sua frente do avaliado.

IMC

Índice de massa corporal e trata-se de uma medida do nível de gordura e cada pessoa. É uma medida de referência internacional reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O método de cálculo do IMC permite uma avaliação geral para definir se uma pessoa se encontra em risco de obesidade. Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (KG) e a altura em metros. A fórmula de cálculo do IMC=massa/ (altura x altura). É importante lembrar que essa tabela não é válida para crianças. IMC infantil possui uma tabela especifica que deve ser verificada ao longo do tempo. As crianças têm tendência a emagrecer conforme vão crescendo.

Circunferência

Perímetros são medidas circulares de segmentos específicos (circunferências), obtidas no plano horizontal, perpendicularmente ao eixo longitudinal do corpo. Para obter as medidas de perímetros recorre-se à fita métrica flexível não elástica, com definição das dimensões milimétricas, preferencialmente com largura entre 5 e 7 mm e espessura não superior a 2mm, e com dispositivo para controle da pressão exercida sobre a pele. Com relação aos procedimentos de medida, deve-se circundar com a fita métrica os segmento a ser medido, aproximando as pontas na tentativa de cruzar as extremidades da fita à altura do ponto zero e da dimensão da leitura. A pressão a ser exercida pela fita métrica sobre a pele deve ser controlada por dispositivo com mola fixado na extremidade da fita. Os pontos de referência anatômica para realização das medidas devem ser determinados e assinalados com lápis demográfico, e as medidas realizados sobre a pele nua, sempre que possível. As medidas de perímetros devem ser realizadas por três vezes consecutivas, considerando o valor mediano da série como medida representativa para análise. As medidas de perímetros mais utilizadas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Medicina e Ciência do Esporte. Pescoço, Tórax, Braço, Antebraço, Punho, Cintura, Abdome, Quadril, Coxa, Perna e Tornozelo.

Composição corporal

A avaliação da composição corporal é realizada para quantificar os principais componentes do organismo humano: ossos, musculatura e gordura corporal. É dividida em dois grupos massa magra (livre de gordura e constituída por proteínas, água intra e extracelular e conteúdo mineral ósseo) e massa gorda (gordura corpórea). Dessa forma, a análise da composição corporal possibilita compreender as modificações resultantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com