TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Métodos da Arte e Fund. e Met. Do Ensino da Educação Física.

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

TRABALHO DE PRÁTICA

[pic 2]

                               

                                                 

Vitória da Conquista – BA

2014

A Unidade I aborda a interdisciplinaridade da arte sob outras vertentes, valorizando a relação desta com outras  disciplinas, como também, a importância dela como ferramenta de estudo em todas disciplinas, proposta pelos PCNs nos temas transversais.

A partir do momento em que a Arte foi transformando em uma disciplina curricular, muitas foram as mudanças que beneficiaram o ensino-aprendizagem em todos os sentidos.

Diante do exposto, a arte chega a atualidade como uma área do conhecimento em permanente evolução e visa apresentar aos alunos  diferentes possibilidades de aperfeiçoamento de saberes teóricos e práticos, através das múltiplas linguagens e levando-os aproximarem com a sua própria natureza e a integração destes na sociedade.

A Unidade II apresenta o fazer artístico como um momento único que leva o indivíduo a ter um encontro consigo mesmo em que é possível expressar desejos, anseios e posturas diante das coisas do mundo que o rodeia, através das diversas técnicas que desenvolve o trabalho de arte.

Segundo os PCNs (BRASIL, 1998. p.35), não se trata em copiar a realidade ou a obra de arte e sim gerar e construir sentidos que são inspirados a partir de experiências vividas pelos os alunos. É possível diferenciar o fazer artístico dos alunos a partir da sua própria natureza humana e o fazer dos artistas que buscam no olhar o inexistente.

A Unidade III propõe o trabalho das artes visuais para aprimorar o conhecimento e adquirir experiências no fazer artístico com o trabalho que requer alguns recursos sugeridos, tais como: vídeos, gravações, visitas a museus e até outros que a escola oferecer para que os alunos se aperfeiçoem como sugere os PCNs ( BRASIL< 1998, p.44 ), para que estes sejam mobilizados pelas interações no ambiente natural e sociocultural.

Para amarrar as informações e reflexões trazidas no decorrer do estudo proposto, é apresentado métodos práticos para o trabalho de arte e o fazer artístico, sugestões de aula e o saber ver, tão importante para o enriquecimento dos alunos para que estes possam inventar formas e entender melhor as manifestações artísticas visuais.

A aprendizagem artística envolve, dessa forma, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação de significações, exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de transformação do ser humano.

A arte visual aprimora o conhecimento do fazer artístico e gera sentidos que são inspirados das experiências vividas, dos sonhos e das coisas do mundo que o rodeia.

A aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que visam à criação de significações, através das técnicas, linguagens e do olhar que cada artista, manifesta na sua obra de arte.

O fazer artístico chega à atualidade como uma área do conhecimento, pautada em saberes teóricos e práticos. A arte moderna surgiu no final do século XIX em várias manifestações artísticas.

O início do século XX aconteceu grandes mudanças sociais. O Brasil teve na arte uma representação, através dos conflitos e do seu crescimento em várias áreas sociais.

Oswald de Andrade relatava  ideias inovadoras e criou o movimento Pau-Brasil e reuniu artistas que apresentavam propostas com um novo estilo. O Manifesto Pau-Brasil estava intimamente ligado aos poemas do volume de intitulado Poesia Pau-Brasil. Além disso, eram várias as reflexões que o manifesto continha de cunho estético, isto é, direcionadas especificamente à poesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (122.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com