TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Roteiro Física

Por:   •  23/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade 1

  1. Defina a palavra cidadania.

Relação entre um indivíduo e um estado ao qual o indivíduo deve lealdade e, por sua vez, tem direito à sua proteção. Cidadania implica o status de liberdade com responsabilidades que o acompanham.

  1. Como o esporte pode ajudar a pessoa aprender a viver com ela mesma e com a sociedade?

Liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, são alguns exemplos de valores que são vivenciados, muitas vezes indiretamente, quando há a intervenção de algum profissional de Educação Física, com a intenção de provocar a produção destes valores nos participantes da atividade física. O esporte possui um grande potencial de socializar indivíduos das mais diferentes classes, religiões, gêneros, entre tantas outras diferenças presentes na nossa sociedade. Através de uma partida de futebol na rua, de um jogo de vôlei na escola, um jogo de basquete na praça, pessoas se relacionam, fortalecem amizades, criam vínculos mesmo sem nunca terem se visto. Ajudar um companheiro, desafiarmos nossos limites, superar obstáculos, são alguns dos acontecimentos vivenciados durante a prática esportiva.

  1. O esporte forma cidadão ou campeão?

Ambos.

  1. Como o esporte pode melhorar a saúde de seus praticantes?

Os benefícios do esporte no organismo são quase que imediatos. Logo após o exercício, pode haver uma redução na atividade cortical do cérebro, que está associada ao estado de relaxamento e à diminuição da tensão emocional. A prática de atividades físicas promove a liberação dessa substância, que é uma espécie de "droga natural", produzida pelo próprio organismo. Por essa razão, a endorfina é benéfica e funciona como um anestésico natural, que diminui a dor após uma determinada carga de exercícios. Além disso, ela elimina toxinas do corpo, alivia a ansiedade e o estresse. Estando com a saúde mental estável, já auxilia o funcionamento saudável do resto do corpo.

Atividade 2

Como o esporte pode contribuir para a formação do homem e ser um instrumento valioso na construção dos seus direitos e deveres?

O esporte cria o caráter de um ser humano, disciplina e responsabilidade a partir do autoconhecimento, do autocontrole e da auto realização. Bueno (2008) discute dois modelos de prática esportiva, que por sua vez estão marcados por distintos conceitos de educação e, consequentemente, carregados de conteúdos ideológicos. Segundo o autor, a prática esportiva está ancorada em valores, e contra valores. Entre os valores, o autor aponta as seguintes habilidades sociais: aceitação da derrota, amor ao esforço, coragem, determinação, disciplina, cavalheirismo, lealdade, respeito ao adversário, trabalho em equipe, força de caráter, autonomia, patriotismo, persistência, respeito às regras, solidariedade, vontade, tenacidade.

Atividade 3

Cite e comente 4 fatores econômicos relacionados ao esporte.

Venda de roupas: De acordo com uma pesquisa do The NPD Group, realizada em todo o país, somente no comércio eletrônico, as vendas de tênis e roupas esportivas de 2016 a 2018 cresceram em 29%. A paixão do brasileiro por esportes não é novidade, mas é cada vez maior o gasto desses aficionados na hora de adquirir artigos do setor.

Salários: Vou usar de exemplo o Neymar (jogador de futebol) que ganha um salário exorbitante. Além da visibilidade e da mídia, ele atrai consigo, novos patrocinadores, cotas de TV, aumentos da receita de estádio e até vendas de mais produtos. A lógica para o futebol é: os jogadores, como Neymar, são muito bem pagos porque são os protagonistas de um espetáculo que envolve cada vez mais dinheiro.

Materiais esportivos: Quando você olha para um atleta hoje, se tem diversos produtos no corpo do mesmo. Há um tênis específico para cada modalidade, uma meia diferenciada para corridas de longas distâncias, camisetas com proteção solar, produtos para nutrição, etc. 

Patrocínios: A carreira de atleta profissional exige muito treinamento, para manter o foco, a técnica não é suficiente. É preciso contar com um bom suporte financeiro para pagar pela participação nas competições, assim como pelo trabalho da equipe. Nesse sentido, o apoio de patrocinadores atende bem a essa necessidade. Com o suporte financeiros dos patrocinadores, é possível ter acesso aos itens essenciais para um bom desempenho, como suplementos, roupas e calçados específicos, alimentação especializada, tratamentos médicos, entre outros. Além disso, o patrocínio também atende aos gastos relacionados às competições, como passagens, hospedagens e taxas de inscrições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com