TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rádio Galeno Projeto de Rádio AM

Por:   •  8/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de Rádio AM

        Alunos: 

        Turma: Eng. de Controle e Automação 2018.1

  • Resumo: O projeto consiste na elaboração de um rádio para testar os conhecimentos eletrônicos tanto práticos quanto teóricos. O rádio é um dos aparelhos mais clássicos da área da telecomunicação e muito útil até os dias atuais. O projeto é essencial para uma maior absorção do conhecimento eletrônico teórico aprendido durante a sala de aula. O resultado esperado é a elaboração de um rádio que seja capaz, minimamente, sintonizar com as estações de rádio e com uma sonoridade aceitável.
  • Introdução: O rádio é um dos aparelhos mais clássicos da área da telecomunicação e muito útil até os dias atuais. A invenção do rádio se tornou um importante instrumento na disseminação da informação. Esse instrumento é utilizado em diversas assuntos e áreas. Por exemplo, ele é bastante utilizado no jornalismo, para a transmissão de novelas, para publicidade e entre outras abordagens. O problema a ser estudado é a elaboração de um simples modelo de rádio e o seu objetivo é que seja fácil de montar e que seja eficiente. Através da elaboração desse projeto, as atividades a serem desenvolvidas serão: montagem de circuitos eletrônicos, conhecimento sobre componentes eletrônicos básicos como capacitores, resistores e entre outros e a prática de conhecimentos teóricos sobre magnetismo para uma melhor eficiência do rádio. O resultado esperado no projeto é que o rádio seja funcional e que não haja defeitos quanto a sonoridade ou sintonização do rádio com as estações.          
  •  O rádio evoluiu o modo de comunicação das pessoas através do tempo, sendo na transmissão de notícias de modo mais rápido ou de entretenimento. Por ser um meio de comunicação barato, muitas famílias inclusive das mais humildes tinham acesso a esse meio. O fim da primeira grande guerra, Copas do Mundo, discursos de presidentes (como a Hora do Brasil na Era Vargas), são alguns exemplos de eventos importantes transmitidos via rádio.
  •  A evolução da tecnologia, permitiu ao rádio ter um alcance maior do que conseguia inicialmente (como na primeira transmissão da palavra a distância realizada por um padre brasileiro, o padre Roberto Landell de Moura, cujo fez uma transmissão que cobriu uma distância de 8km – não oficialmente).  Atualmente os rádios podem ultrapassar as casas das centenas de km.
  • Revisão Bibliográfica: O advento da internet trouxe mudanças significativas para o rádio tradicional, pois a qualidade das conexões dos servidores propusera novas possibilidades, o rádio na internet. Em Belo Horizonte, precisamente em 1996, a rádio Itatiaia iniciou a transmissão de sua programação em tempo real via web, tornando-se a primeira emissora do país a disponibilizar seu conteúdo radiofônico na rede. Em 2006, o número de acessos no portal da rádio aumentou consideravelmente no primeiro semestre, os internautas que navegam na programação da rádio são de todos os estados brasileiros e de diversos locais do mundo. Portanto, os principais desenvolvimentos no assunto é a junção da internet com a abordagem padrão vinda do rádio. Esse fato permite que a utilização do rádio ainda seja prática e inovadora.
  • Metodologia:

3.1) Materiais Utilizados:

- Resistor:

         O resistor é um componente elétrico com a finalidade de limitar a intensidade da corrente elétrica no circuito. A essa limitação nós damos o nome de resistência elétrica ou impedância. O resistor causa uma queda de tensão em alguma parte do circuito, porém jamais causam quedas na corrente elétrica apesar de limitar a corrente.

[pic 1]

https://www.google.com.br/search?q=resis 1

                - Alto Falante:

                        Um Alto-Falante é um dispositivo transdutor que converte sinal elétrico em ondas sonoras.

[pic 2]

https://www.google.com.br/search?q=alto+ 1

  • Bobina:

                        A bobina é um fio condutor elétrico enrolado em si mesmo ou em volta de uma superfície condutora. A sua aplicação mais clássica é a produção de magnetismo, tornando a bobina um imã elétrico ou eletroímã. Elas são empregadas como indutores, um dispositivo elétrico passivo que tem como utilidade armazenar energia em forma de um campo magnético no interior do solenoide temos um campo magnético (na verdade um campo resultante) praticamente uniforme (o vetor campo magnético é o mesmo em qualquer ponto) e podemos obter sua intensidade pela seguinte relação:

B = (μ.N.i) / L    ----- onde N é o numero de espiras e L o comprimento do solenoide

 

[pic 3]

https://www.google.com.br/search?q=indut 1

[pic 4]

https://www.google.com.br/search?q=bobin 1

        -Transformador:

Os transformadores de tensão, chamados normalmente de transformadores, são dispositivos capazes de aumentar ou reduzir valores de tensão.

Um transformador é constituído por um núcleo, feito de um material altamente imantável, e duas bobinas com número diferente de espiras isoladas entre si, chamadas primário (bobina que recebe a tensão da rede) e secundário (bobina em que sai a tensão transformada).

O seu funcionamento é baseado na criação de uma corrente induzida no secundário, a partir da variação de fluxo gerada pelo primário.

A tensão de entrada e de saída são proporcionais ao número de espiras em cada bobina. Sendo:

[pic 5]

Onde:

  • [pic 6] é a tensão no primário;
  • [pic 7]é a tensão no secundário;
  • [pic 8]é o número de espiras do primário;
  • [pic 9]é o número de espiras do secundário.

[pic 10]

https://www.google.com.br/search?q=trans 1

        -Placa de Ilha

Placa com furos (ou orifícios) e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais

[pic 11]

https://www.google.com.br/search?q=placa 1

        Circuito do Rádio de Galena

[pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com