TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto tipos de canceres em crianças atendidadas pela Fundaçao Cecom -AM

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O câncer é um sério problema de saúde pública e não se restringe somente aos países em desenvolvimento, afeta também os países desenvolvidos. Quando comparado ao câncer de fase adulta, o câncer infantil é raro correspondendo apenas a uma porcentagem de 1 a 3% de todos os novos casos de neoplasias malignas diagnosticas no mundo (PAN et al., 2011).

É uma doença ligada ao DNA, é o resultado das alterações dos genes que regulam o ciclo das células, estes genes controlam a divisão da célula ou garantem a integridade das suas informações, fazendo manutenção das replicações e dos reparos necessários do DNA. Nas crianças de 90% a 95% dos cânceres diagnosticados são de origem mutagênica esporádica e somente 5% a 10% são caracterizados como hereditários, câncer familiar ou síndromes genéticas. Podem se desenvolver a partir de várias estímulos e origens como: físicas, químicas e biológicas (SILVA, 2006; CARAN, LUISI e PIRES, 2013).

O diagnóstico precoce do câncer infantil é muito raro e difícil, pois os sintomas das neoplasias malignas são inespecíficos e confundidos com uma variedade enorme de doenças que são relativamente mais frequentes na primeira infância. Mesmo com a incidência do câncer infantil baixa, o Brasil na sua política para o controle do câncer descreve que é de suma importância a atualização da equipe pediátrica sobre os sintomas e características do câncer infantil, pois o diagnóstico precoce pode salvar a vida de uma criança (PAN et al., 2011; CARAN, LUISI e PIRES, 2013).

Em meados dos anos 60 a expectativa de vida das crianças oncológicas era baixíssima. Com o advento tecnológico a sobrevida desse paciente aumento significativamente devido ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, pois as crianças com câncer, quando não tratadas a tempo e de forma correta, ainda estão mais ligeiramente sujeitas ao óbito pelos tumores apresentarem menores períodos de latência, em geral crescem rapidamente e são mais invasivos (BRASIL, 2006; FRANÇA et al., 2012).

Pertence a um grupo de doenças (tumores sólidos e doenças sistêmicas) que podem ocorrer em qualquer parte do organismo, com característica principal de divisão e proliferação desordenada de células mutantes que comprometem os tecidos e órgãos aos quais pertencem. A estimativa é de 200 mil novos casos no mundo todo por ano de câncer infantil, no Brasil esse número cai para 7 mil novos casos de cânceres pediátricos por ano (MACIEL et al., 2010).

Os tumores são provocados por fatores genéticos e agressões ambientais (agressões oncogênicas). A causa ambiental pode atuar de modo epidêmico ou esporádicos, podendo ser condicionado por situações genéticas fortes e determinantes. Por não existir uma única causa para o câncer também não há uma única reposta dos cancerígenos sobre o câncer. O câncer, assim, é o produto final de processos patogênicos variados (SILVA, 2006).

O câncer infantil é raro e corresponde a menos de 3% das neoplasias malignas, em contrapartida é um dos principais responsáveis pela morte de crianças menores de um ano. A maioria dos tumores malignos se desenvolvem nos primeiros cinco anos de vida (câncer do crescimento). Nas crianças de 0 a 14 anos a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) é o tipo mais comum de tumor (25%) entre todas as neoplasias, seguida do tumor de sistema nervoso central e linfoma (CARAN, LUISI e PIRES, 2013).

        As neoplasias infantis possuem características epidemiológicas, clinicas e genéticas diferentes das observadas no câncer de adultos e há uma escassez de estudos descritivos de uma maneira geral. Por isso é de grande importância a realização de estudos sobre o câncer infantil. Assim, o presente trabalho tem por objetivo definir o perfil epidemiológico das crianças de zero a cinco anos atendidas na Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON no período de 2011 a 2014.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

        Realizar pesquisa documental sobre os tipos de canceres mais diagnosticados em crianças na primeira infância com idade de 0 a 5 anos atendidas pela Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON/AM nos anos de 2011 a 2014.

2.2 Objetivos Específicos

        - Pesquisar os 2 principais tipos de canceres mais diagnosticados em meninas de 0 a 5 anos atendidas pela FCECON nos anos de 2011 a 2014;

        - Pesquisar os 2 principais tipos de canceres diagnosticados em meninos de 0 a 5 anos atendidas pela FCECON nos anos de 2011 a 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com