TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO

Artigo: SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

DEFINIÇÃO DAS RESPONSABILIDADES

Do Empregador:

O Empregador é o responsável por estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa.

Informar os trabalhadores sobre os riscos ambientais e meios disponíveis de proteção.

Dos Trabalhadores:

Os Trabalhadores têm como responsabilidade, colaborar e participar na implementação e execução do PPRA.

Seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA;

Informar ao seu superior hierárquico direto as ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar em riscos à saúde dos trabalhadores.

Das Terceirizadas

Caso haja, vários empregadores realizando simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA da empresa contratante dos serviços, visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados, ou quando couber, deverão apresentar o PPRA referente às suas atividades.

Da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente (NR-5 item 5.2) ou funcionário treinado em Prevenção de Acidentes (NR-5, item 5.64):

Os membros da CIPA ou funcionário (designado) treinado em prevenção de acidentes terão a responsabilidade de observar e relatar condições de riscos no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir acidentes ocorridos, investigar acidentes ocorridos e recomendar medidas para eliminar as causa. No caso da CIPA, deverá realizar reuniões mensais de acordo com calendário pré-estabelecido e lavrar as atas das mesmas. Tanto a CIPA como o funcionário treinado em prevenção de acidentes, deverão encaminhar as recomendações para a empresa e para a assessoria de segurança do trabalho e orientar os trabalhadores quanto a prevenção de acidentes.

HIGIENE OCUPACIONAL

É a ciência e arte dedicada à prevenção, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos existentes ou originados nos locais de trabalho, os quais podem prejudicar a saúde e o bem estar das pessoas no trabalho, enquanto considera os possíveis impactos sobre o meio ambiente em geral.

RISCOS AMBIENTAIS

São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos que, em função de sua natureza concentração ou intensidade e tempo de exposição, forem capazes de causar danos a saúde do trabalhador.

a) Agentes Físicos – As diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações não-ionizantes, infra-som e ultra-som.

b) Agentes Químicos - São substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória em forma de poeira, fumos, neblinas, névoas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo ou ingestão.

c) Agentes Biológicos - São microorganismos tais como bacilos, bactérias, fungos, parasitas, vírus, etc. que em contato com o corpo humano provoquem doenças./

d) Acidentes: De Trânsito, posturas ao carregar objetos pesados e quedas.

e) Ergonômicos: As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e á própria organização do trabalho.

Classificação dos principais Riscos Ocupacionais em Grupo

De acordo com a sua natureza e a padronização das cores correspondentes.

GRUPO 1

VERDE

Riscos

Físicos GRUPO 2

VERMELHO

Riscos

Químicos GRUPO 3

MARROM

Riscos

Biológicos GRUPO 4

AMARELO

Riscos

Ergonômicos GRUPO 5

AZUL

Riscos de

Acidentes

Ruídos

Vibrações

Radiações

Ionizantes

Radiações não Ionizantes

Frio

Calor

Pressões

Anormais

Umidade

Poeiras

Fumos

Névoas

Neblinas

Gases

Vapores

Substâncias, compostos ou produtos químicos em geral.

Vírus

Bactérias

Protozoários

Fungos

Parasitas

Bacilos Esforço físico

Intenso

Levantamento

Transporte

Manual de peso

Exigência de postura

Inadequada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com